Sementes Biomatrix lança sorgo com redução de lignina
Durante os nove dias da Expointer, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-RS, estará ensinando receitas à base de trigo e soja e informando sobre os impactos da nova lei ambiental e sobre boas práticas para a conservação do solo.
O tema central desta edição é “Ensinando a produzir, preservando o meio ambiente”. No estande da entidade, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, uma maquete retratará quatro propriedades rurais, mostrando aspectos relativos ao meio ambiente e o impacto da legislação nas áreas. Instrutores estarão orientando os visitantes a respeito das conseqüências da implantação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal nos sistemas de produção vigentes, e divulgando os cursos gratuitos do Senar focados na área.
Já no espaço “Padejo” (verbo padejar = revolver com a pá, fabricar pão, exercer o ofício de padeiro), três instrutoras ensinarão gratuitamente receitas à base de trigo e soja, entre elas, pães, cucas, leite, farinha, maionese, queijo, leite condensado, brigadeiro, ambrosia e biscoitos. As atividades ocorrerão diariamente em quatro horários: 10h, 12h, 15h e 17h. Ao término de cada dinâmica, o público poderá degustar os alimentos e receberá um folder com as receitas. Ainda serão prestadas informações sobre a importância econômica do trigo para o Estado e o seu papel nos sistemas de rotação de cultura.
Outro espaço do estande será dedicado à Apicultura. Em um recinto em vidro de 16 m2 coberto, com projeto paisagístico reproduzindo um ambiente natural para as abelhas, dois instrutores demonstrarão como deve ser realizada a extração do mel e quais os equipamentos necessários. As dinâmicas ocorrerão diariamente no estande da entidade em três horários: 10h30, 14h e 16h30. O personagem Agrinho estará presente na feira mais uma vez, distribuindo folders e sachês de álcool gel para evitar a transmissão da Gripe A entre o público.
Entre outras atrações do Senar-RS na Expointer está a oficina de técnicas de trançados em lã. A atividade será no dia 4 de setembro, no Parque Assis Brasil, e é baseada em cursos oferecidos pela entidade, com a confecção de peças em lã de animais que são selecionados e melhorados geneticamente com raças naturalmente coloridas. O objetivo é sensibilizar os participantes para a importância da formação profissional nas atividades relacionadas ao artesanato, visando alternativas de renda. O Sistema Senar CNA também estará participando da feira, divulgando programas voltados para o público do campo, que são realizados pela entidade em nível nacional e promovendo a interação dos visitantes com o Canal do Produtor, site oficial da CNA, por meio de uma ilha digital instalada no estande do Senar.
Fonte: Senar-RS -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura