Projeto da Adapec é 1º colocado em Conferência Nacional

02.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Um trabalho científico apresentado por técnicos da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária na III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, que aconteceu entre os dias 23 a 27 de abril, Salvador/BA, ganhou a premiação de 1º colocado na categoria métodos de controle de pragas e enfermidades, e foi o 7º na classificação geral, onde foram apresentados mais de 200 trabalhos.

O projeto teve como objetivo avaliar a incidência da ferrugem da soja (Phakopsora pahyrhizina) na produção de sementes de soja nas várzeas tropicais do estado do Tocantins, durante o período do vazio sanitário, que compreende – 1º de julho a 31 de setembro de 2011. E foi desenvolvido nas áreas de várzeas, nos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

O monitoramento foi realizado em 32 fazendas cadastradas, numa área total de 35.888,56 ha, as amostras foram coletadas de forma aleatória no campo, em quantidades definidas de acordo com a área plantada em cada propriedade.

Segundo o diretor de Sanidade, Inspeção e Defesa Agropecuária da Adapec, Luis Henrique Froes Michelin, o trabalho apresentado, demonstra os resultados alcançados pelo Tocantins no controle da Ferrugem Asiática da soja. “Esta premiação é fruto do trabalho da Adapec no monitoramento do plantio de sementes na várzea tropical no Estado, referente ao período de 2011,” ressalta Michelin.

Das 797 amostras coletadas nos dois municípios foi possível observar que, apenas 25 amostras tiveram presença de Ferrugem Asiática da soja, durante todo o período do monitoramento, significando que apenas 3% de todas as amostras coletadas apresentaram urédias vivas. A pesquisa constatou ainda que, o estágio da planta que mais apresentou a presença da ferrugem foi o estágio R6.

Luis Henrique explicou que a conscientização dos produtores em relação ao fungo e o monitoramento efetivo foram fatores determinantes para a baixa incidência da Ferrugem Asiática nas várzeas tropicais do Tocantins, na safra 2011/2011.

O projeto intitulado como “Incidência da Ferrugem Asiática da soja (phakopsora pachyrhizi) na entressafra do estado do Tocantins” é de autoria dos técnicos da área vegetal da Adapec – Luis Henrique Froes Michelin, Talyta de Sousa Dias, Ingergleice Machado de Oliveira e Raimundo Agostinho Mariano.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025