IAC apresenta dez novidades na Agrishow 2012
Autoridades do Brasil e Argentina estiveram presentes na última sexta-feira (27), no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa/RS, onde ocorreu a abertura oficial da 19ª Fenasoja. Esta edição busca mostrar ao produtor alternativas para combater as dificuldades no campo, aumentando sua renda.
Estiveram presentes no evento o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e Secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o Prefeito de Santa Rosa/RS, Orlando Desconsi e o Governador da Província de Misiones na Argentina, Mauricio Closs. Também acompanharam a solenidade os Deputados Federais Osmar Terra e Henrique Fontana, deputados estaduais, vereadores, além de representantes de empresas patrocinadoras, entidades, imprensa e comunidade de toda a região.
O presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, destacou que este é um momento de comemoração: “iniciamos a feira com 600 expositores e com expectativa de 200 mil visitantes. Temos a certeza que o engajamento de toda a comunidade é o que faz a Fenasoja ser grande. Procuramos nesse momento não pensar nas dificuldades geradas pela estiagem, mas sempre olhar a frente. É hora de desfrutar da alegria e da beleza da 19º Fenasoja que vai marcar Santa Rosa e região”.
Mendes Ribeiro destacou que a região precisa combater a seca, pensando em novas alternativas na hora do plantio: “o Brasil busca aumentar o comércio em todo o mundo. E quando estamos lá fora é que o nosso orgulho de ser brasileiro aumenta. Pois no Brasil nós pensamos no campo, no produtor de alimentos e com isso futuramente nós poderemos até dar adeus à fome. O produtor é orgulho de todos nós”.
Tarso Genro disse que o trabalho da Fenasoja orgulha cada um deste Estado: A quebra na safra da soja em Santa Rosa chegou aos 80%, no entanto eu não escutei nenhuma lamuria e isso é um orgulho. Temos que pensar em novas perspectivas e a Fenasoja é um momento de reflexão para isso”.
O prefeito Orlando Desconsi ressaltou que não é o momento de falar em crise: “se essa é a maior crise dessa região, essa vai ser a maior Fenasoja. A soja nasceu aqui e nós temos orgulho disso. Fenasoja é paixão, é voluntariado, é apoio. É assim que se constrói uma grande feira e nós só temos a agradecer”.
Governador da Província de Misiones na Argentina, Mauricio Closs, destacou o intercâmbio entre os dois países, e que um evento como a Fenasoja tem uma enorme importância para a relação Brasil- Argentina: “estamos tão próximos que nos sentimos parte dessa região e desta festa. Precisamos lutar juntos principalmente pela nossa ponte internacional”.
A 19ª Fenasoja segue até o dia 06 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de Santa Rosa. Neste sábado a feira promove julgamentos morfológicos de cavalos crioulos e da raça leiteira Gir, novidade na edição, além de ordenhas do concurso leiteiro da raça holandesa. À noite o público confere show com a banda gaúcha Chimarruts.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura