Valmont destaca na Agrishow uso eficiente da água na agricultura irrigada

30.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Laura Pimenta Batista

A Valmont, estará presente na Agrishow 2012, promovida em Ribeirão Preto/SP, entre esta sexta-feira (30) e sexta-feira (4).

Muito além de negócios, a Valmont pretende fazer de seu estande na Agrishow um espaço para troca de informações entre sua equipe técnica, seus revendedores e os produtores rurais que visitam a feira. Para isso, a empresa irá destacar durante o evento o uso eficiente da água na agricultura irrigada. “Queremos mostrar que, a eficiência na irrigação, vai além da escolha adequada de uma tecnologia reconhecida, como os pivôs centrais Valley. Os produtores precisam se atentar para vários fatores: a tecnologia embutida no produto e seus componentes; a qualidade do projeto; a automação; o manejo da irrigação e, principalmente, a importância da manutenção dos equipamentos”, comenta o diretor presidente da Valmont, Marcelo Borges Lopes.

Um dos destaques da participação da Valmont na Agrishow 2012 serão as demonstrações referentes à rotina de manutenção de equipamentos, como no caso dos aspersores, que serão feitas no estande da empresa.

A preocupação da Valmont em orientar clientes e futuros clientes sobre a necessidade da manutenção periódica tem um motivo especial. “A manutenção periódica deve ser um item prioritário na agenda do irrigante. Isso porque, a manutenção dos equipamentos de irrigação pode evitar diversos problemas, como a interrupção da irrigação em períodos cruciais para as culturas; aumento do consumo de energia elétrica; desuniformidade de produção; acidentes e prejuízos com a queda de um equipamento; necessidade de troca de peças de maior valor e até mesmo a perda da lavoura”, ressalta o engenheiro agrônomo da Valmont, Vinícius Melo.

Além disso, a manutenção periódica dos equipamentos de irrigação é item básico para aumentar a vida útil destas tecnologias. O período para realizar a manutenção varia, mas geralmente, esta deve ser efetuada nos períodos que antecedem a chuva ou logo após os períodos chuvosos, sempre antes de períodos secos ou veranicos extemporâneos.

Além de identificar o momento ideal para fazer a manutenção das peças do sistema de irrigação, é de fundamental importância que o irrigante recorra à assistência autorizada, para que esta avalie a necessidade de substituição de determinadas peças. O engenheiro da Valmont, explica que assim como um carro ou um trator, determinados componentes do equipamento de irrigação mecanizada devem ser avaliados ou substituídos em função do desgaste. “Por exemplo, com 15.000 Km rodados ou 6 meses de uso, é necessário trocar o óleo do carro, periodicamente trocar as pastilhas de freio, etc.

No caso do pivô central, a medida que utilizamos para aferir o uso é o número de horas trabalhadas e o trabalho durante as safras”, comenta Vinicius Melo. Entre os itens que merecem atenção em um universo de mais de cinco mil peças estão: rótulas das juntas flexíveis, aperto de parafusos das torres das unidades motoras, fusíveis, microrruptores e áreas de esforço como tirantes e mangotes.

No caso dos pivots e demais tecnologias da marca Valley, a Valmont conta com uma rede de distribuidores aptos a efetuar serviços de manutenção em todo o Brasil. Para atender adequadamente aos irrigantes, a Valmont desenvolve um programa de treinamento para capacitação dos colaboradores de suas revendas. Durante diversos períodos do ano, são realizados inúmeros níveis de cursos, tanto para a área de projetos quanto para a área de assistência técnica, onde os participantes são treinados e avaliados, podendo ser aprovados ou reprovados nestas capacitações. “Um agricultor investe milhões em um plantio de uma safra, gasta alguns milhares de reais na compra de máquinas, equipamentos e contratação de mão de obra e consultorias, e muitas vezes não tem a cultura de que prevenir é melhor do que remediar. A manutenção preventiva deve ser periódica”, salienta o representante da empresa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro