Projeto busca prática literária entre crianças e adolescentes

07.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

Fruto de parceria entre o Instituto Iris e Monsanto, o Viagem à Literatura Infanto-Juvenil combate o modelo de ensino que prega a literatura de forma limitada como meio de decodificação das palavras e pretende estimular o prazer pela leitura.

Aproximar a prática literária da realidade das crianças e dos adolescentes, formando não só leitores como também cidadãos conscientes e críticos. Esta é a missão do projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil, idealizado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), que marca a parceria da instituição, de Salvador (BA), com a Monsanto. A iniciativa combate o modelo de ensino que prega a literatura de forma limitada como mero meio de decodificação das palavras e pretende estimular o prazer pela leitura. São objetivos da ação, incentivar a leitura em sala de aula, diminuir o analfabetismo funcional – em que a decodificação de um texto não vem acompanhada pela compreensão do que se lê – e colaborar para que os alunos possam desfrutar no ambiente escolar de atividades lúdicas, criativas, reflexivas e dinâmicas a partir da literatura.

O eixo principal da iniciativa é a qualificação, no período de um ano, de 60 professores de ensino básico de escolas públicas de Camaçari, região metropolitana de Salvador. As atividades terão início em 8 de maio, quando educadoras e pedagogas do Instituto Iris irão ministrar palestras, oficinas e workshops aos profissionais participantes. Nesta data, também estarão presentes representantes da Monsanto para apresentar formalmente o projeto. Faz parte da iniciativa a construção de bibliotecas com doações de livros às instituições contempladas, a observação nas escolas da metodologia usada pelos professores, a distribuição de material didático aos participantes e a monitoria dos alunos atendidos.

Os objetivos específicos são: formar professores leitores multiplicadores, melhorar o desempenho deles em sala de aula, elevar o rendimento dos alunos, diminuir a repetência e a evasão escolar, ampliar o repertório leitor do aluno e do professor, promover a interação entre as atividades do projeto e os pais dos alunos e incrementar a participação de parceiros locais e nacionais com a finalidade de dar sustentabilidade e disseminação ao projeto.

Para Christiane Cralcev Bracco, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto, “a iniciativa atesta o compromisso da empresa de promover a cultura e a cidadania, uma vez que busca formar cidadãos conscientes e críticos por meio da disseminação da prática literária, viabiliza protagonismo juvenil e fortalece o status de agente transformador das instituições de ensino, além de permitir aos alunos contemplados a oportunidade de levar para toda a vida os benefícios da leitura”.

Arte-Educação

De acordo com a arte-educadora Cláudia Vega Gonçalves, coordenadora do Projeto Viagem à Literatura Infanto-Juvenil e também capacitadora das oficinas, duas temáticas nortearão a iniciativa, são elas: “O gosto pela leitura” e “A desescolarização da leitura”. “É importante compreender a literatura enquanto arte e incentivar novas práticas e estratégias junto aos professores, que necessitam ser fisgados pelo prazer da leitura para, então, estimular os alunos a enxergar o livro como objeto de desejo", afirma.

Com o entendimento de que a arte é um grande aliado da educação, podendo servir de base para trabalhar valores éticos e para desenvolver as capacidades criadoras, os envolvidos com a iniciativa têm como foco a capacitação de professores num ciclo que tem como maior beneficiado o aluno. É a arte-educação que entra em cena para fazer com que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de compreender a realidade e os diferentes contextos em que podem se submeter e o modo como se inserem no mundo. Criar jovens e adultos protagonistas, donos de voz própria, conscientes e críticos é a proposta que encabeça a ação.

Outras informações:

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Fonte: CDI – Comunicação Corporativa - (11) 3817-7925

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