ES: Comissão defende preço mínimo da saca de café conilon
Nesta quinta-feira (07/05) o Ônibus Itinerante, projeto de educação ambiental do Programa Mata Viva da BASF, fará sua primeira parada em 2009 no município de Adamantina/SP.
O projeto conta com apoio da Fundação Espaço Eco e parceria da Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda). O Ônibus Itinerante Mata Viva consiste em apresentações teatrais e oficinas de arte sobre temas ambientais para crianças, e palestras para cooperados e pessoas da comunidade.
Em Adamantina, serão realizadas duas apresentações teatrais por dia (às 9h30 e às 14h), totalizando até o dia 19 de maio 18 espetáculos, que deverão reunir cerca de três mil estudantes de sete escolas da rede pública e particular de ensino fundamental e médio. As oficinas de arte e reciclagem acontecem sempre após as apresentações teatrais. A temática ambiental também estará presente nas oficinas, por meio de uma árvore de metal dividida por biomas como caatinga e cerrado.
O projeto tem como objetivo suscitar questionamentos sobre meio ambiente e levar conhecimento socioeducacional para as comunidades. “O Ônibus Itinerante Mata Viva é uma ferramenta que visa fomentar a cultura, a conservação ambiental e proporcionar entretenimento às pessoas, sempre com intuito de sensibilizar as comunidades visitadas para questões importantes como os cuidados com o uso da água, economia de energia e conceitos de reciclagem. Além disso, o projeto conta com a importante parceria da Camda, que envolverá seus cooperados e familiares nas atividades”, diz Vinícius Ferreira Carvalho, coordenador de segurança de produtos e responsabilidade socioambiental de Proteção de Cultivos da BASF.
Para a Camda, a iniciativa irá promover um modelo de desenvolvimento sustentável onde a educação ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. “Levar educação ambiental às crianças e incentivar o mínimo de interferência da comunidade nos ecossistemas são mensagens fundamentais do Projeto. A Camda tem como compromisso conscientizar cada vez mais as comunidades onde está inserida para as questões ambientais, e a parceria com a BASF é a concretização desse compromisso da cooperativa", diz Gisele Maria Artioli, engenheira agrônoma e coordenadora de projetos da Camda.
No dia 12 de maio, a partir das 19h30, serão realizadas palestras sobre cooperativismo e sobre as ações do Programa Mata Viva para os cooperados da Camda.
Idealizado pelo Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental da BASF, o projeto itinerante conta ainda com apoio da Bellini Cultural, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e da Secretaria Municipal de Ensino.
As próximas paradas do ônibus itinerante serão nas cidades Castro, Guarapuava e Rolândia, no estado do Paraná, e Panambí, no Rio Grande do Sul, sempre em parceria com cooperativas agrícolas.
SERVIÇO:
Dias: 07, 08, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19 de maio
Horários das apresentações: Às 9h30 e às 14h
Local: Parque dos Pioneiros – Rua Sebastião Rombaldi s/n° – Adamantina/SP
Ana Carolina Reis
CL-A Comunicações
11 3082-3977
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura