Programa Village transforma e desenvolve comunidades rurais em Barreiras

Iniciativa global do Instituto Mosaic em parceria com o The Mosaic Company Foundation vem garantindo aumento na renda de pequenos produtores familiares da Bahia

30.11.2021 | 13:46 (UTC -3)
Luan Amaral

Um projeto que apoia pequenos produtores vem transformando a realidade de famílias de Barreiras (BA). Com aporte anual de R$ 1,5 milhão, o programa Village, do Instituto Mosaic em parceria com The Mosaic Company Foundation, desenvolve comunidades rurais por meio dos eixos assistência técnica, educação e acesso à água, contribuindo para o aumento de produtividade e renda das propriedades e da qualidade de vida dos beneficiados.

Só no primeiro ano de implantação, as 17 famílias atendidas pelo Village em Barreiras tiveram aumento de 230% em sua renda, como resultado de todo o trabalho de gestão e acompanhamento técnico diário das lavouras para produção de alimentos de forma sustentável e consciente. Para o segundo ano do programa, mais famílias das principais comunidades já estão em fase de seleção. E para 2022, há estudo para uma nova localidade.

O investimento está em linha com o compromisso da Mosaic Fertilizantes, mantenedora do Instituto Mosaic, de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento mútuo e sustentável das comunidades. “Esse é o legado que queremos deixar para as gerações futuras. Por meio do Village, estamos olhando individualmente para cada família, nutrindo a terra desses pequenos agricultores, investindo em educação, colaborando com a gestão de recursos hídricos, permitindo assim que seja criado um novo ciclo de empoderamento desses pequenos agricultores e prosperidade nessas propriedades”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Mosaic, Arthur Liacre, que também é vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes.

Além de aumento da produtividade e dos ganhos financeiros, a iniciativa tem como objetivo estimular a diversificação de cultivos; oferecer acesso à água, por meio da implantação de cisternas ou adequação do sistema de irrigação para um melhor abastecimento e disponibilidade de água; e fortalecer a educação no campo. “O trabalho da Mosaic Fertilizantes na transformação da produtividade do campo também se amplia para mobilizar, apoiar e transformar a realidade dos pequenos produtores. É o alimento como fator de desenvolvimento nutricional e social. E o Village vem fazendo uma revolução no apoio aos pequenos agricultores com assistência técnica rural e geração de riqueza no campo”, explica o diretor-executivo do Instituto Mosaic, Paulo Eduardo Batista.

Até o ano passado, a agricultura entre as 17 famílias beneficiadas era basicamente de subsistência. Com a assessoria do programa, a realidade vem se transformando, com adoção de rotação de cultura e de técnicas de comercialização, para que a produção excedente seja destinada para o comércio local. “Eu não tinha renda nenhuma com o meu terreno, agora eu já consigo tirar R$ 250 por semana para o meu sustento. Aprendi muito, com a mão na massa junto”, conta Otacílio Filho, agricultor participante do Programa Village.

Na comunidade de Barreiras (BA), a Escola Municipal Antonio Machado é a base educacional do programa e, como contrapartida, receberá uma horta acessível que contará com um reservatório de água e kit de irrigação.

Geração de Riqueza no Campo

O Village é direcionado para produtores com até cinco hectares de terra de regiões no cinturão de pobreza da agricultura. A cidade de Barreiras foi a primeira escolhida a receber o programa no Brasil pois, apesar de seu alto potencial de produção na agricultura familiar, é carente de assessoria técnica rural.

A seleção leva em conta aspectos como acesso a água, área produtiva, potencial produtivo, abertura do proprietário a receber orientações e conteúdo, desejo do proprietário em aumentar sua produção. Além da assistência técnica e extensão rural, em cada propriedade foi realizado um diagnóstico para levantar as necessidades de infraestrutura para armazenamento de água e irrigação. A partir desse mapeamento, o projeto fez o investimento direto na propriedade, com a instalação de sistema de irrigação, sendo que em algumas propriedades houve a construção da cisterna (tanque de ferro-cimento).

Cada família recebe apoio e orientação por um ciclo de três anos, até que tenha independência e maturidade para continuar a gestão do negócio.

No próximo ano (segundo do projeto em Barreiras), o produtor vai aprender a olhar para sua propriedade a partir de uma perspectiva de empreendedorismo.

Nesse período, a equipe do Village apoia a busca de canais de comercialização, seja na comunidade, seja ingressando em programas e políticas públicas de compra de produtos da agricultura familiar. “A nossa produção antes era pequenina porque só plantávamos na época de chuva, mas apareceu o Village que nos orientou no cultivo de alho, feijão e milho, nos ensinou como agir, plantar e ter uma produção maravilhosa. Agora tenho mais esperança no futuro”, conta Luzinete Freitas Leite, mais uma beneficiada pela iniciativa.

De acordo com a diretora do Instituto Mosaic, Camila Bellenzani, o Village combina todas as plataformas de sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes. “Desde que o programa foi implantado, é possível sentir mais segurança, confiança e esperança, que vem com motivação e dedicação, com mais identidade com a agricultura por parte dos beneficiados”, comenta.

Das 17 famílias, 29,5% tem a mulher como chefe de família; e 70,5%, o homem; e 9% são beneficiários do Bolsa Família. Elas cultivam hortaliças, culturas anuais (milho, feijão e mandioca) e frutíferas. Para saber mais sobre o programa, acesse: Mosaic Fertilizantes (mosaicco.com.br)

Experiência Internacional

O programa Village foi desenvolvido pela Mosaic Company Foundation há mais de 10 anos e tem experiências bem-sucedidas em outras nações, como a Índia. De acordo com Arthur Liacre, mesmo com realidades diferentes em cada país, há um fator em comum: “o solo necessita de cuidados e nutrientes e os pequenos agricultores precisam melhorar a produtividade, para aumentar a geração de renda e ampliar o acesso à alimentação. As soluções são diferentes, mas a essência é a mesma. A ideia é transformar comunidades vulneráveis com orientação agronômica nos eixos da agricultura familiar, água e educação. Este projeto promove melhorias na agricultura familiar, na renda familiar, na segurança alimentar e gera visão de sustentabilidade, pensando no futuro familiar.”

O Programa Village, na Índia, chamado Krishi Jyoti, começou com em apenas duas vilas para ajudar os pequenos agricultores a aprenderem sobre saúde do solo, gestão da terra e proteção da água, e apoio educacional com melhorias nos sistemas de água potável, cozinhas escolares e treinamento nutricional e melhorias no saneamento. Atualmente, o programa abrange 100 aldeias, mais de 7.500 famílias, beneficiando aproximadamente 124.000 pessoas, e com aumento médio de 18% a 35% na produção de trigo, mostarda, painço e algodão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024