O investimento em tecnologia no campo não é novidade. Cada vez mais produtores e empresas estão em busca de soluções para facilitar e aprimorar o trabalho nas lavouras. Agora, além das companhias que atuam no agronegócio, as startups também se voltam para o setor, que registra o melhor desempenho na economia brasileira. Somente nos últimos cinco anos, a expansão das startups no agro foi de 70%, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Acompanhando esse movimento, a Basf, empresa química líder em inovação, vem acompanhando de perto eventos e iniciativas que promovam a integração entre as startups e o campo. A empresa esteve presente na AgroTech Conference, realizado pela StartSe, nesta quinta-feira (21/09), em São Paulo. O evento abordou a revolução do campo, destacando como as startups estão contribuindo para o desenvolvimento do mercado agrícola.
O gerente de Marketing Digital para a América Latina da Basf, Almir Araújo, foi um dos principais palestrantes da conferência e abordou o AgroStart. O programa de gestão e aceleração de startups focadas em soluções para o agronegócio é desenvolvido pela Basf em parceria com a ACE, considerada uma das melhores aceleradoras de startups da América Latina.
“Em apenas um ano, o programa AgroStart já recebeu 180 inscrições vindas de 10 países da América Latina. Nesse período, vimos o quanto as startups podem trazer inovações que ajudam o produtor rural e toda a cadeia agrícola. Queremos mostrar aos participantes da AgroTech Conference quais são os desafios e tendências desse ecossistema e de que forma podemos desenvolver solução eficientes para o agronegócio”, comenta Almir Araújo.
O AgroStart está em sua terceira onda, e os empreendedores interessados em participar do programa precisam oferecer soluções que auxiliem a cadeia agrícola em cinco importantes desafios: gestão da lavoura, automação no campo, gestão de estoques, agricultura de precisão e rastreabilidade. Outras informações podem ser conferidas no site www.agrostart.basf.com.br.