Produção orgânica cresce no país

27.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Lálika Stadnik

Não é mais necessário ter uma horta em casa para poder consumir orgânicos. O número de estabelecimentos comercias que priorizam a venda destes produtos cresce a cada dia, e o motivo é óbvio: eles são cultivados sem a adoção de nenhum agroquímico, ou seja, são produtos naturais e 100% saudáveis. Um estudo do projeto Organics Brasil, mostrou que a área aderida à cultura orgânica no Brasil chega a 331,6 mil hectares. São cerca de oito mil produtores no país que juntos, produzem um pouco mais de cinco toneladas de alimentos. Na America Latina, o Brasil perde apenas para a Argentina, em nível mundial o Brasil ocupa a terceira posição, atrás da Austrália e Argentina.

Apesar do aumento do consumo interno, produtos orgânicos atendem as demandas internacionais. Segundo dados divulgados pelo Planeta Orgânico, estudo realizado em parceria com o Projeto Perfil do Brasil Orgânico, de 50% a 70% da produção é destinada à exportação. Entre os principais importadores estão o Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Por isso é tão importante que institutos façam a certificação destes alimentos. No Brasil, um dos principais responsáveis por estes selos é o IBD, Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, que desde 1991, certifica produtos orgânicos e biodinâmicos, além de incluir projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros. Atualmente, são cerca de 700 projetos certificados ou em processo de certificação em todo o país. O selo é reconhecido internacionalmente e é monitorado por diversas instituições estrangeiras. Na Improcrop do Brasil, dois produtos possuem o selo do IBD, o Crop-Set e o Agro-Mos. São produtos que aliam alta tecnologia com segurança, tudo para que o agricultor produza com qualidade e sem danificar o meio ambiente, pensando principalmente nas gerações futuras.

Nos Estados Unidos, a Improcrop acabou de receber o selo OMRI (Organic Materials Research Institute) para dois produtos: o Crop-Set e o Soil-Set. Com esta certificação, os alimentos produzidos através do tratamento com os produtos podem ser classificados como orgânicos. O Crop-Set é um conjunto de extratos vegetais enriquecidos com minerais complexados por aminoácidos que agem reduzindo o estresse, aumentando seus caracteres produtivos, já o Soil-Set™ é um fertilizante foliar que atua na proteção dos cultivos a partir do fornecimento balanceado de nutrientes complexados por aminoácidos.

Assessoria de Comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025