Conferencistas de quatro países já confirmados para o Congresso Brasileiro de Fruticultura
A consorciação de acácia negra com palmeira real como alternativa de renda em pequenas propriedades rurais está sendo demonstrada no espaço da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra 2012, que acontece no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow (km 143 da BR 471), em Rio Pardo, e se estende até sexta-feira (23/03).
Para fazer o cultivo da acácia negra com a palmeira real, o ideal é plantar de “seis a sete mil mudas por hectare, dependendo das condições de clima e topografia, e manter um espaçamento de 50 a 70 centímetros entre os pés”, alerta o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Valdecir Gotardo. Outra observação importante é que o plantio da palmeira seja feito no segundo ano em que a acácia esteja plantada. Desta forma, haverá sombreamento e suficiente proteção para que a palmeira não seja queimada pelo sol ou pela geada. O tempo de corte da palmeira vai variar, em média, de cinco a seis anos.
Este sistema, que está sendo demonstrado na Expoagro, vem sendo desenvolvido há anos em Brochier e Maratá, no Vale do Caí, e em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, entre outros municípios do Estado.
Além da geração de renda com a venda do palmito em conserva, este sistema faz com que se amplie a biodiversidade e permite ainda o aproveitamento das folhas para silagem, com alta qualidade nutricional e baixo custo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura