Dia de campo aborda cana na agroindústria e alimentação de bovinos
As prioridades da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) para 2010 foram apresentadas, segunda-feira (19), na 1ª edição do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), em João Pessoa/PB.
Entre elas, destacam-se a estruturação dos serviços de defesa nos estados, fortalecimento dos serviços veterinários nas áreas livres de doenças, consolidação do serviço de rastreabilidade de bovinos, ampliação do acesso aos mercados internacionais e conquista do status de Brasil livre de febre aftosa com vacinação.
No encontro, o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, disse que a regulamentação do Serviço de Defesa Sanitária Animal, hoje denominado Departamento de Saúde Animal, completa 75 anos. “Quero parabenizar o trabalho dos médicos veterinários brasileiros, que atuaram, nesse período, na erradicação, controle e prevenção de doenças como febre aftosa, doença de Newcastle, tuberculose, brucelose, peste suína e bovina”, enfatizou.
Segundo o secretário, o investimento em defesa agropecuária é necessário e dá retorno. “Para isso, é necessário trabalhar com o tripé: governo federal, estadual e setor privado. Neste evento, os três estão reunidos”, comemorou.
Kelly Beltrão
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura