O mundo dos insetos: destaque no Instituto Biológico

19.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A vida dos insetos é o tema central da exposição Planeta Terra, que o Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IB) iniciou nesta segunda-feira (19/10).

A exposição segue até o dia 25 na capital paulista, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é popularizar a ciência, levando ao conhecimento da população atividades que mostram a importância da ciência, tecnologia e inovação para a vida.

Na oportunidade, os visitantes poderão vivenciar, entre as várias atrações, como vivem as formigas, monitorando suas atividades por um formigueiro artificial. Outro destaque é a contribuição dos insetos como fonte de alimentos que são consumidos pelos seres humanos.

Insetos especialistas em disfarces na natureza serão apresentados ao público, como é o caso do bicho-pau, que pode atingir cerca de 20 centímetros de comprimento e se misturar aos ramos das árvores, simulando a forma de um graveto e “enganando” seus predadores.

Outra atração é o jardim das borboletas, cujas flores servem para atrair esses organismos, conforme salienta o diretor do IB, Antonio Batista Filho. Pragas de plantações como café e milho serão identificados no campo. O visitante terá, ainda, oportunidade de entrar em uma lavoura de café no coração de São Paulo, considerada a maior plantada em área urbana. Conhecerá as práticas de controle de pragas agrícolas e os insetos provenientes dessa plantação, que poderão ser examinados por microscópios instalados na própria área.

Uma cozinha montada na exposição servirá de referência para apresentação dos insetos urbanos, como formigas e cupins. Criações de diferentes insetos irão mostrar a biodiversidade desses que constituem o maior grupo de espécies existentes na natureza. Haverá, também, oficina de origami (dobraduras de papel) para a confecção de insetos e a apresentação de vídeo educativo sobre o tema.

O roteiro de atividades reserva para o final uma corrida de baratas, a ser realizada no “baratódromo” construído para tal fim. Grande parte dessas atividades utiliza sistema biológico, ou seja, os temas são desenvolvidos utilizando-se insetos vivos. A exposição é aberta ao público, com entrada e estacionamento gratuitos.

SEMANA NACIONAL - A SNCT, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, reúne atividades diversas, como dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; e jornadas de iniciação científica. Também abrange distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte, entre outras atividades. (Texto: Assessoria de Imprensa da Apta. Saiba mais em

e

)

SERVIÇO:

Exposição Projeto Planeta Inseto

Data: 19 a 25 de outubro, das 9 às 12h e das 14 às 17h

Local: Instituto Biológico - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana - Capital

Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães

Assessoria de Comunicação da Secretaria

11 5067-0069 /

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024