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Debater questões como infraestrutura de transportes, influência dos acordos do Mercosul, aspectos ambientais, Custo Brasil e armazenagem do arroz brasileiro. É com este propósito que a Expoarroz traz para sua programação oficial, em parceria com a Rede Pampa, o Fórum Internacional da Infraestrutura e Logística do Arroz – Infra Log. A programação abrange cerca de quatro horas com palestrantes ligados às segmentações setoriais envolvidas, e ocorrerá no dia 13 de maio, último dia da feira, a partir das 14h, em um dos auditórios da Expoarroz, dentro do Centro de Eventos Fenadoce.
O Fórum surgiu a partir da percepçãode que grande parte dos problemas que afetam produtores e industriais do arroz não estão em questões como clima e demanda, já que as previsões são de safra recorde em território nacional, mas sim na logística, infraestrutura de transportes e armazenagem. Ou seja, é possível desenvolver a cadeia produtiva -eliminando o déficit de armazenagem e garantindo o escoamento da produção – também com discussões acerca de alternativas logísticas.
De acordo com estudos dos professores Paulo Fernando Fleury e Peter Wanke, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cerca de 60% do total de carga transportado no Brasil é por malha rodoviária, um percentual bem acima dos EUA (26%) e da China (6%), o que deixa o Brasil mais próximo de países de baixas dimensões, como os do Leste Europeu, do que de países com territórios maiores, como Canadá e Rússia. A principal consequência dessa alta utilização das rodovias é o impacto nos preços dos diferentes modais: o excesso de demanda nas rodovias cria concorrência desleal com outros modais, inibindo o surgimento de escala necessária para justificar investimentos em modais como o ferroviário, com maiores custos fixos, aumentando os custos totais da operação e congestionando as rodovias.
Outro dado alarmante é de que, de acordo com o Censo 2004/2005, apenas 28% dos produtores de arroz gaúchos tem capacidade de armazenar sua produção, ocasionando filas de caminhões, quebra de produto por condições precárias de armazenamento e dependência da disponibilidade das indústrias. Além disso, a proposta da feira e da 3ª Rodada Internacional de Negócios, em promover a exportação do arroz brasileiro, oportuniza e enriquece os debates acerca do desenvolvimento do modal hidroviário como preferencial à exportação.
Com a criação do Fórum dentro da programação oficial do evento, a intenção é garantir que todos os elos da cadeia sejam contemplados e discutidos durante a feira, em eventos paralelos. A questão logística traz ainda uma grande vantagem para a Zona Sul: a proximidade com o Porto de Rio Grande, o que propicia um cenário favorável à exportação do arroz pelo modal hidroviário.
Fonte: Assessoria de Imprensa Expoarroz
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