Modo de ação alternativo para tolerância de herbicidas é desenvolvido conjuntamente pela Syngenta e Bayer CropScience
Em 2005, a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou uma Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de projetos sociais da Infraero de Corumbá, MS. Passados quatro anos, a Unidade expandiu a produção graças a uma parceria firmada com a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, do município. Naquela época, a associação disponibilizou para a Embrapa Pantanal uma área de aproximadamente 450 m2 para a produção de hortaliças e mudas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e ornamentais.
Estas ações fazem parte de uma série de projetos que vêm sendo liderados pela Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas, SP, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e Unidades da Embrapa. O projeto tem como objetivo apoiar o agronegócio de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e hortaliças, por meio do treinamento de técnicos e qualificação de pequenos agricultores e seus familiares, em áreas rurais e urbanas, em produzir com a adoção de boas práticas agrícolas e higiene, e que atendam as demandas dos segmentos do mercado.
Recentemente, uma nova parceria foi firmada com a Prefeitura Municipal de Ladário, MS, e um novo projeto de plantio foi implantado na Associação dos Militares da Reserva da Marinha, neste município. O projeto foi nomeado “Agricultura Urbana: Horta Comunitária e Desenvolvimento Local Alta Floresta”. Sob a coordenação da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais do Município de Ladário e a supervisão técnica da Embrapa Pantanal, foram formados 18 canteiros de 5 m2 cada, totalizando uma área de aproximadamente 200 m2, sendo plantadas mais de 10 espécies de hortaliças e plantas medicinais e aromáticas como alface, beterraba, rúcula, hortelã, tomate, pimentão, entre outras. Vale ressaltar que o adubo orgânico é produzido no próprio local com restos de materiais vegetais e esterco de gado.
Os recursos para implantação e condução dos canteiros foram oriundos de um projeto submetido e aprovado pela Vale – Complexo Corumbá e complementado pela Associação dos Militares, totalizando R$14.286,00.
Nesta área, em comparação com as da Infraero e APAE, 30 famílias foram diretamente envolvidas com a responsabilidade de desenvolver todas as atividades de plantio e tratos culturais. O projeto visou também definir diretrizes que norteariam a implantação de agricultura urbana e educação ambiental no âmbito da associação de bairro no município, que no caso foi o Bairro Alta Floresta. Essas diretrizes conduziriam à utilização racional de espaços evitando o acúmulo de lixo e entulhos ou crescimento de ervas daninhas, que poderiam abrigar insetos peçonhentos e pequenos animais. Além disso, foi questionada a problemática na comunidade, a existência de famílias em situação de vulnerabilidade. Como forma de remediar a situação, o projeto contemplou também a implementação de ações de segurança alimentar e oferecimento de serviços socioassistenciais voltados para o atendimento dessa comunidade, tendo como ênfase a qualidade de vida e o resgate da cidadania.
A Embrapa Pantanal e parceiros, com estes investimentos e ações, procuram viabilizar para a sociedade uma estrutura que permita treinar e capacitar os interessados no cultivo de espécies vegetais para atender as necessidades básicas e demandas da cadeia produtiva. Vale ressaltar, mais uma vez, que a Unidade se coloca à disposição para eventuais parcerias locais com instituições que tenham interesse em desenvolver atividades semelhantes.
Marçal Henrique Amici Jorge
Pesquisador da Embrapa Pantanal
marcal@cpap.embrapa.br
Ana Paula Artimonte Vaz
Pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia Escritório de Negócios de Campinas, SP
ana@campinas.snt.embrapa.br
Alexandre Ramos de Ohara
Assessor da Secretaria Especial de Integração da Prefeitura de Ladário, MS
alexandre.ohara@ladario.ms.gov.br
Emannuelly Pereira de Barros
Coordenadora do Projeto Horta Comunitária Alta Floresta
cidadania.projeto@yahoo.com.br
Assis da Cruz Viana
Presidente da Associação dos Militares da Reserva da Marinha, Ladário, MS
Ernande Ravaglia
Ernande@cpap.embrapa.br
Sebastião de Jesus
Jesus@cpap.embrapa.br
Roberto dos Santos Rondon
Messias Moreira Moraes
Assistentes de campos experimentais da Embrapa Pantanal
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura