Preços: alta de 2,69% na 3ª quadrissemana de maio

29.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

Na terceira quadrissemana de maio, o IqPR - Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista registrou alta de 2,69%, segundo os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os produtos que registraram maiores altas nesta quadrissemana foram: feijão (13,98%), banana (9,83%), soja (6,02%), cana de açúcar (5,76%) e milho (4,94%).

A elevação nos preços da banana está dentro dos padrões de variação estacional da fruta. Os preços da cana-de-açúcar apresentaram ganhos em função do aumento dos preços internacionais do açúcar e conseqüente incremento das exportações de açúcar, fato proporcionado pela quebra de safra em grandes produtores mundiais.

Em relação ao feijão, milho e soja, a estiagem na região Sul do Brasil provocou redução na previsão de safra anunciada pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento e os preços começam a reagir com maior intensidade.

(Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços no período foram: tomate (19,93%), ovos (8,05%), amendoim (6,43%), arroz (6,08%) e café 4,66%).

Para o tomate a maior disponibilidade do produto no mercado, fez com sua cotação recuasse. No caso dos ovos, a queda dos preços é decorrência da redução do consumo no período posterior a quaresma, quando sua cotação estava em alta devida à demanda aquecida, porém a tendência para as próximas semanas é de elevação dos preços.

Com relação ao arroz, o final da colheita no Rio Grande do Sul, com boa produção, abasteceu o mercado consumidor, assim os preços recebidos pelos produtores paulistas de arroz vêm caindo, depois de atingir patamar bem acima do ano passado e do produto concorrente gaúcho. Ainda permanecem acima do preço de abril de 2008.

O comportamento da evolução dos índices quadrissemanais de preços mostra um aumento em relação a quadrissemana anterior, mantendo assim a tendência observada nos últimos cinco períodos. O IqPR e o IqPR-V (produtos vegetal) avançaram 0,3 ponto percentual cada. Para o IqPR-A (produtos animal) o índice apresentou ligeiro crescimento, revertendo à tendência de queda verificada na última quadrissemana, ficando 0,1 ponto percentual acima.

O artigo dos pesquisadores José Sidnei Gonçalves, Luis Henrique Perez, José Alberto Ângelo e Eder Pinatti encontra-se disponível no site do IEA. Para acessar esse texto, clique aqui.

Euzi Dognani/ Adriana Rota/ Nara Guimarães

Assessoria de Comunicação

(11) 5067-0069 –

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025