Embrapa presente em evento para discutir combate à dengue

28.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat participou nesta quinta-feira (28/05) de um seminário com café da manhã na Câmara Federal para discutir a contribuição científica no combate à dengue.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar para o Apoio e Desenvolvimento da Biotecnologia, composta por 219 parlamentares – entre deputados federais e senadores -, com o objetivo de debater soluções e alternativas que a ciência oferece para controlar a dengue. Para isso, foram convidados especialistas de universidades e institutos de pesquisa, além de representantes do Ministério da Saúde e outros órgãos governamentais.

Na Bahia, os casos de dengue aumentaram 180% em comparação ao ano passado, como explicou o deputado baiano e presidente da Frente, Uldurico Pinto. Segundo ele, apenas a ciência será capaz de controlar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Na ocasião, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia apresentou o inseticida biológico Bt-horus, desenvolvido em parceria com a empresa privada do Distrito Federal, Bthek Biotecnologia, em 2005.

O Bt-horus foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacillus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo. Essa bactéria é específica para controlar os insetos-alvo e, portanto, o produto é inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente, podendo ser utilizado em caixas de água domésticas e em cursos de água. Basta uma gota do Bt-horus para cada litro de água e as larvas do Aedes aegypti morrem em 24 horas.

Segundo Rose Monnerat, responsável pelo desenvolvimento do bioinseticida, as estirpes (raças) da bactéria utilizadas na formulação do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Para a pesquisadora da Embrapa, “o seminário foi uma iniciativa muito importante da Frente Parlamentar para aproximar o Congresso Nacional da ciência”.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro