Superagro é aberta com julgamentos

28.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

A 49ª. Exposição Estadual Agropecuária abriu quarta-feira (27/05) a programação da Superagro Minas 2009. Durante todo o dia foram julgados equinos da raça mangalarga marchador.

Oa animais foram avaliados nos critérios marcha e morfologia, que verifica aqueles que mais se aproximam do padrão ideal da raça. Pela manhã foram julgados 37 animais com idade entre 36 meses e 204 meses e à tarde foram julgadas as fêmeas. Os julgamentos do marchador continuam na quinta (28) e na sexta (29), quando será realizada a finalíssima. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores nas categorias Grande Campeão de Marcha e Grande Campeão da Exposição. Ao todo, participam 255 exemplares de marchador de Minas e mais quatro estados.

A Exposição Estadual Agropecuária está sendo realizada em dois turnos neste ano. O primeiro, iniciado quarta, prossegue até o domingo, 31. O segundo turno tem início na quarta-feira da próxima semana, 3 de junho, prosseguindo até o domingo, 7. Neste primeiro turno, além do mangalarga marchador, haverá julgamentos das raças pampa e mangalarga. Presentes também exemplares das principais raças leiteiras, representadas pelo gir, girolando, holandês, jersey e pardo-suíço. E ainda, búfalos, caprinos e ovinos. A soma geral deste primeiro turno é de cerca de 1620 animais participando da Exposição Agropecuária. No primeiro turno estão previstos cinco leilões de equinos e de raças leiteiras. No segundo turno estarão presentes os bovinos de corte e novas raças de equinos.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, presente no evento, relatou que pôde “perceber a qualidade da Superagro, com a presença de bom público, com o Parque de Exposições da Gameleira lotado de animais, que são a matéria-prima da feira”. Segundo informou, em conversa com expositores, a nova fórmula da Exposição, em dois turnos agradou, e demonstra que a Superagro está melhor que as edições anteriores. “Estamos na trilha certa”, assegurou.

Liderança mineira - A Exposição Estadual Agropecuária constitui o momento mais importante da pecuária mineira, por reunir animais de 23 raças de Minas e de mais 10 estados. A esses números somam-se os indicadores da liderança de Minas na produção nacional de leite, com cerca de 7,5 bilhões de litros/ano, o equivalente a um terço da produção nacional; o segundo lugar no ranking nacional de bovinos, com 22,5 milhões de cabeças, e o maior plantel nacional de eqüinos, com cerca de 840 mil animais.

A Exposição integra a Superagro 2009 que terá, na próxima semana, os congressos brasileiros de Reprodução Animal e de Florestas Energéticas e o mineiro de Apicultura, além do Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura. Também na próxima semana, a tradicional Expocachaça, com opções de venda de diversas marcas da bebida no atacado e no varejo, além da sua programação de shows.

A Superagro é uma promoção do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg) e Sebrae Minas.

Fonte e mais informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro