Pós-Graduação possibilita formação multidisciplinar

10.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Luci Lane T. Oliveira

O domínio de conhecimentos de diversas áreas é um requisito exigido pelo mercado, independente do segmento. Isso fica evidente quando analisamos o setor de agrobusiness. Não basta dominar ou a área técnica, ou a gestão de negócios. Aliar essas informações na formação do profissional é a exigência. A ESPM e o Instituto Phytus perceberam isso.

A Pós-Graduação em Gestão Fitossanitária no Agronegócio apresentada pelas instituições no mês de outubro reúne conteúdos que desenvolvem aspectos de planejamento, técnica agronômica e comercialização de safra. “Nossa proposta é oferecer aos profissionais uma visão aprofundada dos fundamentos da gestão mercadológica e financeira na tomada de decisão sobre a proteção dos cultivos e os fatores que influenciam nos aspectos fitossanitários”, comenta a coordenadora do Núcleo de Agronegócio da ESPM-Sul, profª Drª Maria Flávia Tavares.

Com essa reunião de segmentos, que até então eram trabalhados de forma separada, definem-se três pilares que embasam a especialização: o técnico no centro, o de negócio e o da comercialização. “De maneira integrada, abordaremos aspectos relacionados à formação de preços, finanças e marketing, retorno sobre o investimento em proteção de cultivos e a questão de mercado, comercialização e commodities, que estão envolvidos no processo de gestão dos recursos investidos”, ressalta a diretora do Instituto Phytus, Clarice Balardin.

O formato multidisciplinar é o principal diferencial da especialização. Entre as disciplinas que os alunos terão acesso estão Marketing no Agronegócio, Formação de Preços, Nutrição de Plantas, Tecnologias de Aplicação e Biotecnologia.

A Pós Graduação possui uma carga horária total de 360 horas/aula, que serão distribuídas em três semestres. Com início em março do ano que vem, as aulas ocorrerão em Porto Alegre, quinzenalmente aos sábados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025