Coordenadores regionais do Irga se reúnem na EEA, em Cachoeirinha/RS

09.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Viviane Mariot

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, se reuniu na terça-feira (8), com coordenadores das regionais, pesquisadores e assessores da autarquia, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha para apresentação dos dados da safra 2011/12, como evolução da semeadura. Foram abordados os pontos fortes de cada região, as condições atuais de cultivo, capacidade de máquinas e a situação dos mananciais.

Conforme Pereira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Irga, querem dar aos produtores condições para planejamento e organização em suas atividades orizícolas. “O objetivo é promover renda e sustentabilidade ambiental”, afirmou. Sobre as questões de comercialização o dirigente comentou que com o Programa Arroz na Bolsa, os arrozeiros terão segurança e transparência. “Trata-se de um processo de democratização de acesso aos pequenos e médios agricultores”, analisou.

A Equipe de Política Setorial do instituto também apresentou modelo de planilha para controle de desembolso das despesas mensais das operações da safra. O objetivo é disponibilizar uma planilha aos produtores para apontar os custos de produção relacionados à safra em desenvolvimento.

Participaram o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, o Chefe de Gabinete, Marcelo Lima, o Coordenador da Câmara Setorial do Arroz, César Marques Pereira, pesquisadores e assessores do Irga.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro