Marco regulatório: benefícios para setor sucroenergético
Porto Lucena, na fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul, foi a primeira cidade a realizar o Concurso Municipal de Pratos à Base de Soja, que vai selecionar as participantes para a fase Regional da competição.
A competição é promovida pela Emater/RS-Ascar e pela Comissão de Soja e Derivados da 18ª Fenasoja. O concurso foi realizado quarta-feira (14), no CTG Querência Costeira.
Os jurados avaliaram 18 pratos nas categorias doce e salgado, elaborados pelas integrantes de nove clubes de mães do município. As receitas inscritas são resultado do trabalho da extensionista da Emater/RS-Ascar, Cleidi Diel, que desde junho visita as comunidades rurais falando sobre a importância de incluir a soja na alimentação humana e incentivando a criação de receitas com o grão, para que as produtoras participassem do concurso, já tradicional na região. "Elas não queriam tentar, porque não acreditavam nelas mesmas, mas agora está aí o resultado: uma mesa cheia de saborosos pratos à base de soja e Porto Lucena participando, pela primeira vez, do Concurso Regional de Pratos à Base de Soja".
Também em visitas às propriedades, a nutricionista da Secretaria de Saúde de Porto Lucena, Franciele Andres, ressaltava as propriedades nutricionais e os benefícios para a saúde no consumo diário da soja. Ela sempre destacou a prevenção de doenças como osteoporose, câncer e a regulação das funções hormonais femininas. A nutricionista conta que em pouco tempo já percebeu os resultados. "Notamos uma melhora na autoestima das mulheres e isso é responsabilidade, principalmente, da isoflavona, substância abundante na soja e de muito valor para a saúde da mulher".
O Concurso de Pratos à Base de Soja fez parte da programação do Encontro Municipal de Mulheres, realizado mensalmente e que, desta vez, reuniu 50 agricultoras, no CTG Querência Costeira, para a escolha e premiação dos pratos vencedores. Elas também assistiram à palestra do médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi, que falou sobre autoestima, qualidade de vida e tratamento de doenças com plantas fitoterápicas. O prefeito, o vice-prefeito e os secretários de Saúde e Agricultura participaram da tarde de eventos.
Promover a soberania e a segurança alimentar nutricional, por meio da sensibilização, do planejamento e da promoção de ações voltada à produção e à qualidade dos alimentos são os objetivos da Frente Programática Alimento para Todos, promovida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os programas estruturantes do Governo do Estado.
Os primeiros e segundos lugares, nas categorias salgado e doce, participam do Concurso Regional de Pratos à Base de Soja, que será realizado no dia 05 de maio, durante a programação da 18ª Fenasoja, que acontece de 30 de abril à 09 de maio de 2010, em Santa Rosa.
Noeli Moraes, representante do Clube de Mães Unidas Venceremos, recebeu dois troféus e conta que utilizava a soja para pratos salgados, mas que foi graças ao incentivo recebido, que se arriscou com a receita doce. "Nunca tinha feito e acabei ganhando o primeiro lugar, agora estou pronta para continuar ganhando". A tarde encerrou com a degustação dos pratos.
PREMIAÇÃO
1º lugar salgado: Florzinha Castelhana
Clube de Mães São Roque
2º lugar salgado: Bolinho de Soja
Clube de Mães Unidas Venceremos
1º lugar doce: Bolo de Soja
Clube de Mães Unidas Venceremos
2ª lugar doce: Bolo de Laranja
Clube de Mães Amor Perfeito
Alice Pavanello
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
55-3512-6665 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura