Marco regulatório: benefícios para setor sucroenergético

14.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

“A necessidade de um marco regulatório para os biocombustíveis é fundamental para que o setor possa alavancar investimentos com segurança”. A declaração foi feita pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, nesta quarta-feira (14).

Ele participou do seminário O setor sucroenergético e o Congresso Nacional: construindo uma agenda positiva.

Segundo o secretário, a criação do marco regulatório deverá estabelecer um modelo institucional para garantir racionalidade nas decisões que devem ser tomadas, pelo governo, em determinados momentos. “Precisamos sanar essa fragilidade do setor que, algumas vezes, mostra-se instável com a variação dos preços”, acrescentou.

O presidente da entidade organizadora do evento, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, ressaltou que governo e representantes do setor estão caminhando em conjunto, para o desenvolvimento de instrumentos regulatórios nas áreas tributária, de comercialização, pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis de 2ª e 3ª gerações e logística para escoar o produto para os portos.

Durante o encontro, foram apresentados trabalhos inéditos desenvolvidos por especialistas brasileiros na identificação e quantificação das externalidades do etanol e na análise e formulação de políticas públicas adequadas para estes produtos. O etanol na matriz energética brasileira, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, os impactos socioeconômico, meio ambiente e mudanças climáticas também foram discutidos pelos participantes.

Sophia Gebrim

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro