PlantUP e Aiba oficializam parceria para auxiliar tomada de decisão de produtores

Cerimônia acontece no dia 4 de abril na sede da associação, em Luís Eduardo Magalhães (BA)

03.04.2024 | 15:39 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A plataforma PlantUP, do Grupo Atto, e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) oficializam no dia 4 de abril uma parceria para fortalecer ainda mais o agronegócio no oeste baiano. O evento acontece às 18h30 na sede da associação em Luís Eduardo Magalhães com a presença do CEO do Grupo Atto, Odilio Balbinotti Filho, do diretor de Inovação e Novos Negócios da Atto Intelligence, Luiz Prates, do presidente da AIBA, Odacil Ranzi, e do vice-presidente da associação, Moisés Schmidt.

“Esse é um grande momento para o Grupo Atto e a Aiba, pois, juntos, ampliaremos a produtividade da região. Com informações de qualidade, que possibilitam uma análise profunda da realidade da região, o produtor tem mecanismos para saber, por exemplo, o período ideal do plantio, a melhor cultivar para determinada região e a população. Estamos promovendo um grande passo para uma elevação contínua da capacidade produtiva da Bahia”, afirma Odilio Balbinotti Filho.

O gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior, afirma ser muito promissora a parceria entre a associação e o PlantUP. “Tendo em vista que a Aiba já faz levantamentos técnicos, amostragens de campo, com boletins e relatórios, o PlantUP irá disponibilizar aos produtores algo que vai além do que já oferecemos, mecanismos e informações que irão auxiliar o agricultor na tomada de decisão, principalmente em momentos críticos, um exemplo do que estamos enfrentando com os reflexos do El Niño. Informações sobre quais cultivares mais promissoras, os materiais mais resistentes a determinados nematóides, isso a plataforma PlantUP, juntamente com a equipe técnica da Aiba, vai utilizar como um suporte extremamente essencial nas safras”, salienta.

O PlantUP, que foi desenvolvido pela Atto Intelligence (braço de tecnologia e inovação do Grupo Atto), é uma plataforma digital que reúne informações agrícolas sobre cultivares e que permite ao agricultor aumentar sua produtividade sem elevar seus custos. A AIBA terá acesso de forma consolidada às análises do PlantUP, que auxiliarão os associados a tomar decisões efetivas.

Luiz Prates, diretor da Atto Intelligence, afirma que a plataforma é 100% segura e conta com algoritmos avançados de validação. “A nossa plataforma conta com rigidez um processo de auditoria, garantindo uma total confidencialidade dos dados do produtor”, destaca .

Na Bahia, o PlantUP tem mais de 1,5 milhão de hectares cadastrados entre as culturas de soja, milho e algodão. Somente com a produção de soja, são mais de 1,2 milhão com mais de 90 agricultores com resultados e mais de 190 cultivares. 

Todo e qualquer agricultor de soja, milho e algodão pode ter acesso à plataforma PlantUP pelo site meuplantup.com , independentemente do tamanho da propriedade ou do nível de tecnologia aplicada. Basta se cadastrar e lançar seus resultados de safra para ter acesso às informações de sua região.

A cerimônia de oficialização da parceria também marca o lançamento da principal feira de agronegócios do Norte e do Nordeste, a Bahia Farm Show, que acontece entre os dias 11 e 15 de junho em Luís Eduardo Magalhães.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024