Simpósio discute mecanização em cana-de-açúcar
“O Brasil deve produzir trigo e, de preferência, chegar a autossuficiência, pois essa é uma cultura de inverno que emprega 180 mil pessoas e gera renda para centenas de pequenos e médios municípios. Mas é preciso ter qualidade, produtividade e condições de produção.” A declaração é do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Ele participou da abertura da 26ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, nesta terça-feira (9), em Brasília/DF.
Segundo Stephanes, o setor avançou muito nos últimos anos em termos de produtividade, ao passar de 800 quilos por hectare para até quatro mil quilos por hectare. Em relação à proposta de revisão do padrão oficial de classificação do trigo, o ministro disse que a norma vai contribuir para o aumento da qualidade da cultura. “Devemos trabalhar internamente nessa regulamentação para que isso ocorra”, destacou.
No encontro, a chefe da Divisão de Normas Técnicas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Karina Leandro, informou os principais pontos da proposta de revisão “O padrão oficial será destinado aos casos de compra e venda pelo poder público e para a importação de trigo em portos, aeroportos e postos de fronteira. Vamos abordar questões como classificação, tolerância na quantidade de defeitos do grão, modo de apresentação e rotulagem ”, informou Karina Leandro.
A proposta, que está em consulta pública desde 1° de março, será debatida em reunião nacional do setor, em abril. O projeto seguirá para avaliação da consultoria jurídica do Ministério da Agricultura e, em seguida, para publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Essa foi a primeira reunião da câmara setorial realizada em 2010. A próxima está prevista para o dia 8 de junho de 2010.
Kelly Beltrão
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura