Governo estuda permitir compra de alimentos barrados pelos EUA
Mudança na lei pode autorizar estados a adquirir peixes e frutas afetados por tarifa de 50%
A Plant Health Care (PHC), empresa global do grupo PI Industries Ltd. e referência em tecnologias sustentáveis para a agricultura, participa do 54º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. No evento, que ocorre em Lavras (MG) até o próximo dia 8 de agosto, a empresa destaca tecnologias para o manejo de doenças e nematoides, com produtos que têm transformado a produtividade de todos os cultivos.
Entre os destaques estão o fungicida bioquímico Saori, o nematicida de alta performance Teikko, o bioativador HPlant e o fungicida foliar bioquímico Moshy - soluções que vêm sendo adotadas por produtores que buscam produtividade com segurança, sustentabilidade e retorno econômico.
Saori: proteção desde a semente
Primeiro e único fungicida bioquímico registrado para o tratamento de sementes com foco no controle de doenças foliares da soja, Saori reforça seu protagonismo com novos resultados que mostram sua eficácia também na redução da anomalia da soja, uma das maiores preocupações emergentes da sojicultura.
Estudos conduzidos por instituições como Fitolab, Juliagro e Fundação Rio Verde revelaram que o uso de Saori no tratamento de sementes reduziu em até 30% a incidência da Anomalia, mesmo quando o agricultor o aplicava com o objetivo de controlar doenças como ferrugem e mancha-alvo. “A doença virou uma dor de cabeça para o sojicultor e exigia uma solução urgente. Os resultados comprovam que o Saori tem potencial para ser um aliado estratégico no manejo preventivo, com benefícios que começam já na germinação”, destaca Rodrigo Egéa de Miranda, Diretor Geral da PHC Brasil, que já se movimenta para incluir oficialmente essa proteção na bula do Saori.
“Em nossos estudos, observamos a redução da severidade em até 60% com o uso do Saori e avaliamos o percentual de grãos avariados com redução de até 90%, demonstrando que a tecnologia também pode contribuir no manejo deste complexo que tem gerado prejuízos bem significativos para o setor”, relata a pesquisadora fitopatologista CEO da Juliagro, Fernanda Juliatti. “Neste trabalho, o potencial de perda gerou uma diferença de mais de 300 kg, sete sacas que poderiam ter sido perdidas se não tivéssemos feito a adoção da tecnologia”, acrescenta.
A tecnologia atua como fungicida bioquímico de múltiplos modos de ação, potencializando o sistema de defesa natural da planta desde a semente até o final do ciclo e ainda protegendo o potencial genético da semente. “A boa notícia é que esses benefícios serão visíveis para quem usar o produto na dose de 90 ug/semente para o controle de doenças como ferrugem, mancha alvo e doenças de final de ciclo, seguindo as recomendações de rótulo”, destaca Ferdinando Silva, Diretor de P&D da PHC Brasil.
Teikko: nematicida bioquímico
Com formulação exclusiva à base de peptídeos, o nematicida Teikko tem se destacado pela eficácia no controle de fitonematoides. Aplicado via tratamento de sementes, inibe o desenvolvimento de nematoides nas raízes, reduz a população no solo e entrega um efeito duradouro e estável, mesmo em condições ambientais adversas.
Referências nacionais em fitonematoides validaram os resultados de campo no controle de nematoides da soja, durante o último Encontro Técnico de Soja da Fundação MT, comprovando o desempenho do produto frente a diferentes espécies de nematoides. Agora, um novo estudo realizado pela Unesp valida seu uso também para controle de nematoides também no cultivo de cana-de-açúcar. “Teikko representa uma solução segura, eficaz e compatível com o manejo convencional, sem comprometer outros insumos químicos ou biológicos”, explica Ferdinando Silva, Diretor de P&D da PHC Brasil.
HPlant: bioativador
O HPlant é um bioativador inovador que estimula o sistema de defesa das plantas, tornando-a mais resiliente a estresses ambientais cada vez mais comuns na produção agrícola nacional. HPlant aumenta o vigor inicial, promove raízes mais profundas e melhora a tolerância ao estresse climático e nutricional — fatores decisivos para uma produção consistente mesmo em condições adversas.
HPlant tem sido amplamente utilizado por agricultores que buscam um diferencial competitivo na lavoura, com benefícios comprovados em produtividade e rentabilidade em culturas como soja, cana, café e milho, dentre outras.
Moshy: fungicida foliar
Primeiro fungicida foliar com a tecnologia PRE𝘵𝘦𝘤, para o controle de doenças do café e da cana-de-açúcar, o Moshy propicia uma alternativa ao controle convencional de doenças em ambos os cultivos, apresentando perfil ambientalmente mais seguro e saudável, sem resíduos e contribuindo com o manejo de resistência de doenças aos fungicidas.
No dia 7 de agosto, às 14h, o diretor de P&D da PHC Brasil, Ferdinando Silva, conduz a palestra “Como as tecnologias da PHC estão redefinindo o futuro da agricultura”. O debate ocorre durante o Congresso, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Lavras.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura