Clima beneficia plantio de milho e soja na safra 2009/10
Pesquisadores do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café estão participando, esta semana, no Espaço Cultural Municipal Joaquim Constantino Neto, em Patrocínio, MG, do 17º Seminário do Café do Cerrado.
O programa de pesquisa do Consórcio é coordenado pela Embrapa Café.
O encontro, que acontece até esta sexta-feira (25/09), tem como tema Analisando tendências e alternativas em um novo cenário. O pesquisador Gladston Carvalho, chefe do Centro de Pesquisa da Unidade Regional da Epamig no Sul de Minas e coordenador institucional do Consórcio junto àquela instituição, fez palestra no dia da abertura do evento (23) falando sobre “Novas variedades cafeeiras”.
Na quinta-feira (24), outros dois coordenadores institucionais do Consórcio ministrarão palestras no simpósio. Laércio Zambolim, coordenador institucional junto à UFV, falará sobre “Sustentabilidade da cafeicultura empregando-se o manejo integrado de doenças”; e Antônio Wander Rafael Garcia, coordenador institucional junto à Fundação Procafé ministrará palestra sobre “Aspectos relevantes para nutrição do cafeeiro”. Haverá, ainda, com uma palestra internacional. Antonio Herrón Ortiz, ex-presidente da Confederação dos Cafeteiros da Colômbia e assessor em produção cafeeira dos comitês departamentais de Anquioquia e Huila, falará, na sexta-feira (25), sobre “A produção de café na Colômbia – um novo enfoque”.
O evento, um dos mais significativos para o desenvolvimento do agronegócio café brasileiro, contará, ainda, além das palestras, com feira de negócios, exposição de produtos e o concurso de qualidade do café. O seminário é uma realização da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa).
Jurema Iara Campos
Embrapa
(61) 3448-4085 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura