Pesquisadora da França visita agricultores familiares alagoanos para proposição de projetos em parceria com Brasil

Objetivo foi apresentar a realidade local à pesquisadora para a proposição conjunta de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com foco em desenvolvimento territorial e sustentabilidade social, no âmbito da cooperação Brasil-França

28.03.2022 | 14:06 (UTC -3)
Embrapa
Claire Cerdan às margens do Rio São Francisco, em Piranhas (AL). - Foto: Elias Rodrigues
Claire Cerdan às margens do Rio São Francisco, em Piranhas (AL). - Foto: Elias Rodrigues

Claire Cerdan, pesquisadora francesa, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), esteve no Brasil de 9 a 21 de março, acompanhada por uma equipe da Embrapa Alimentos e Territórios e de instituições parceiras, para a realização de visitas a agricultores familiares alagoanos. O objetivo foi apresentar a realidade local à pesquisadora para a proposição conjunta de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com foco em desenvolvimento territorial e sustentabilidade social, no âmbito da cooperação Brasil-França.

Durante a missão, Claire teve a oportunidade de ver experiências em três regiões de Alagoas - Sertão, Agreste e Zona da Mata. A pesquisadora é especialista em estratégias de valorização de produtos agroalimentares associados a selos de qualidade, principalmente indicações geográficas, e em desenvolvimento territorial sustentável. Já realizou diversos trabalhos no Brasil, atuando nas regiões Nordeste e Sul do País.

Com apoio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Alagoas, foram apresentados diversos casos, como o processo de coleta e manufatura do sururu, a qualificação de boleiras alagoanas, a produção de ostras, a agroindústria de derivados de jabuticaba, e iniciativas de ecoturismo e desenvolvimento territorial, entre outros.

Para Roberta Roxilene, diretora do IABS, o intuito é “consolidar e fortalecer esses projetos, que são bastante relevantes para a região, fomentando a geração de renda e a inserção socioprodutiva das famílias, para que tenham acesso ao mercado”. Vinícius Lages, diretor do Sebrae Alagoas, em reunião com os integrantes da missão, destacou a importância da cooperação institucional para fortalecer o turismo de experiência nos diferentes territórios e o empoderamento das comunidades por meio do empreendedorismo.

Essa visão multidisciplinar foi elogiada pela pesquisadora do Cirad, que enfatizou o caráter enriquecedor dessa troca de experiências, baseada num “grande trabalho de aproximação anterior” entre as instituições. Claire chamou a atenção para o importante papel desempenhado pelas mulheres, as relações sociais e a visão de território, a questão cultural e o potencial turístico observados nas visitas.

“A cultura é vista como um elemento vivo que evolui e reúne diferentes atores do setor produtivo das famílias, dos movimentos sociais e dos representantes do poder público. E o patrimônio cultural pode ser considerado um item essencial de um processo de criação de oportunidades de inclusão econômica e social e política das comunidades tradicionais de pescadores e agricultores”, ressaltou.

João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, reforçou a necessidade de integração entre as políticas públicas agrícolas e alimentares. Com isso, pode-se “promover uma agricultura local sustentável, promover o consumo de produtos tradicionais e estreitar as relações dos produtores com os consumidores”, avaliou o chefe. Para ele, também é fundamental valorizar os produtos agroalimentares ligados aos territórios e garantir o acesso à alimentação de qualidade para a população, especialmente a mais vulnerável.

Sobre o Cirad

Cirad é um organismo francês de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas, cuja carteira de projetos contempla mais de 100 países e 200 instituições. Dentre os países do Cone Sul, o Brasil possui lugar de destaque pelo fato de ser um dos que dispõem de maior lotação de pesquisadores residentes, em uma parceria de mais de 30 anos.

Com a finalidade de combater a pobreza, intensificar a agricultura e produção de biomassa energética, assim como reduzir os impactos das atividades humanas sobre a mudança climática e o meio ambiente, o Cirad foi criado em 1984 e abrange diversas áreas das ciências agronômicas, veterinárias, florestais e agroalimentares, em uma atuação multidisciplinar e integrada.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024