Pesquisador orienta produtor sobre manejo de nematoides

21.02.2010 | 20:59 (UTC -3)

Os nematoides têm aumentado a incidência nas lavouras de soja em Mato Grosso. Na última safra as perdas no rendimento da soja ficaram na ordem de 10%. Um número considerado por pesquisadores bastante expressivo.

Os nematoides de cisto (Heterodera glycines) e das lesões (Pratylenchus brachyurus) são os que mais têm aparecido no campo.

“As perdas causadas pelo nematoide das lesões têm sido crescentes nos estados do Centro-oeste em razão da pouca efetividade dos métodos de manejo disponíveis. No caso do nematoide de cisto, a preocupação tem sido o aumento da ocorrência de mistura de várias raças. A atenção do produtor deve ser redobrada para não ter perdas significas por causa dos nematoides”, explica Mário Inomoto, pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp).

Para Inomoto, os produtores rurais devem encarar os nematoides como um inimigo que deve ser combatido com vigor e seriedade. Na palestra que faz nos Dias de Campo 2010 da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) que está sendo realizado nas principais regiões produtoras de Mato Grosso, Inomoto apresenta informações sobre avaliação de cultivares de soja resistentes aos nematoides de cisto e das lesões e orienta os produtores sobre o manejo de nematoides.

No caso do nematoide das lesões, o pesquisador recomenda evitar a dispersão causada por maquinário agrícola e os locais muito infestados. Produtor e equipe, conforme Inomoto deve abrir mão das sucessões mais favoráveis ao nematoide. “A dispersão causada por maquinário também deve ser evitada para os casos de nematoides de cisto. É importante fazer rotação de culturas”, destaca o pesquisador.

Cultivares resistentes aos nematoides – A Tropical Melhoramento Genético (TMG), empresa parceira da Fundação MT, está apresentando aos produtores rurais e equipe informações sobre as cultivares de soja resistentes aos nematoides de cisto. Participantes do evento podem conferir no campo o rendimento das variedades que garantem segurança no manejo dos nematoides de cisto e possibilitam o alcance da máxima produtividade. Além de cultivares resistentes aos nematoides de cisto, a TMG também apresenta as cultivares resistentes ao nematoides de galhas.

Evento – Estas e outras informações estão sendo apresentadas nos Dias de Campo 2010. O evento acontecerá em Rondonópolis no dia 25 na Fazenda Cachoeira, localizada na BR 163, km 40. O último Dias de Campo 2010 será realizado em Canarana no dia 05 de março na fazenda Volta Grande.

Fonte e mais informações: Fundação MT -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro