Cadeia produtiva do trigo é debatida em encontro técnico

19.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

Responsáveis por 5% da produção tritícola nacional, os produtores da região central do Brasil vão se reunir no VIII Encontro Técnico da Cadeia Produtiva do Trigo, que será realizado no dia 10 de março.

O evento é promovido pela Embrapa Cerrados – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – e pela Cooperativa de Produtores Agrícolas do Distrito Federal (Coopa-DF) e vai ocorrer no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) que fica na região do Plano de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF). O encontro deve reunir cerca de 200 participantes tanto do DF como também de Goiás e Minas Gerais.

No evento, serão discutidos temas como recomendações para a condução das lavouras, questões de mercado e preço, pragas e doenças, entre outros. O pesquisador da Embrapa Cerrados Djalma Martinhão vai falar sobre o manejo da fertilidade do solo. As variedades de trigo lançadas pela Embrapa há três anos, e que hoje predominam na região, serão abordados pelo pesquisador Júlio César Albrecht, da Embrapa Cerrados. O pesquisador da Embrapa Trigo Marcio Só e Silva vai tratar do manejo da cultura do trigo irrigado e o pesquisador Erlei Reis apresentará as principais doenças do trigo na região do Cerrado.

O plantio do trigo na região central do Brasil deve começar a partir do dia 10 de abril e deve prosseguir até 30 de maio. Com produtividade de até sete toneladas por hectare, a produção de trigo na região é bastante promissora, já que o restante do país registra uma produtividade média de 2,4 toneladas. A colheita, entre o final de agosto e o começo de setembro, ocorre antes do restante do país. Como ainda é entressafra em outras regiões, o trigo do Cerrado normalmente garante melhor remuneração aos produtores.

Clarissa Lima Paes

Embrapa Cerrados

/ (61) 3388 9945

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro