Grãos de verão têm bom desenvolvimento no RS

19.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

As culturas de grãos de verão no Ri Grande do Sul tiveram uma semana com boas condições de desenvolvimento, evoluindo em suas fases, melhorando seus índices, conforme o Levantamento Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar.

Segundo a Emater, as chuvas atrapalharam somente em algumas áreas pontuais, onde ocorreram em excesso.

A lavoura orizícola, de forma geral, mantém-se em atraso em relação a safras anteriores. A fase de perfilhamento permanece entre 13% e 14% atrás da média, mesmo com a melhora na semana. “Isso traz preocupação ao setor, pois essas áreas poderão entrar em floração, fase crítica da lavoura, em períodos que podem ocorrer menor temperatura”, comenta a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. Nos últimos dias, 6% da lavoura já entrou em fase final de maturação e a colheita teve inicio em algumas localidades.

Os produtores de milho aceleraram a colheita na semana e mantiveram o equilíbrio, já que tinham reduzido a diferença existente nas fases iniciais. Essa evolução rápida se dá, em decorrência da possibilidade de armazenar maiores quantidades de produto antes da paralisação ou redução da colheita do cereal, pois a colheita da soja é prioritária à do milho. As condições de desenvolvimento da lavoura são muito boas, com os primeiros números das áreas colhidas acima das estimativas iniciais.

Nas regiões em que já se sentia a necessidade de chuvas para o bom desenvolvimento da cultura da soja, como o Planalto, Médio e Alto Uruguai, elas ocorreram, trazendo excelentes condições de evolução para as lavouras. Aproximadamente 75% da área plantada já ultrapassou ou está em vias de ultrapassar as fases mais críticas da cultura, podendo-se dizer que a tendência de momento é para uma safra muito boa, excelente, acima das estimativas iniciais. Mesmo que existam focos de ferrugem asiática em vários pontos, os produtores estão monitorando e utilizando fungicidas no combate e na prevenção, não havendo relatos de perdas relevantes nas áreas atingidas.

As culturas de hortigranjeiros receberam, nessa semana, uma melhor e mais amena distribuição de chuvas, fato que melhorou as condições antes adversas, assim como as temperaturas que baixaram, dando boas condições de desenvolvimento para as frutas e olerícolas. As produções ainda não se estabilizaram e nem normalizaram na maioria das zonas de produção, especialmente as conduzidas a céu aberto. Os preços continuam altos para vários produtos nas feiras e mercados do Estado devido a menor oferta e, também, da diminuição de importação de produtos oriundos de outras regiões, como o Sudeste, que vêm sofrendo com as intempéries climáticas e com baixa produção.

Raquel Aguiar

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

51-2125-3106 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro