Pesquisador da TMG apresenta trabalho no Encontro Internacional de Mofo Branco

19.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Imprensa TMG

As alternativas para controlar o mofo branco, estão sendo discutidas esta semana, em Ponta Grossa, PR, em um evento internacional, que reúne profissionais ligados ao assunto. A Tropical Melhoramento & Genética, TMG, foi uma das empresas convidadas para dividir suas experiências dos trabalhos de pesquisa com esta doença.

Jair Unfried, doutor em melhoramento genético e pesquisador da TMG, é quem está no evento. Na palestra intitulada “Progressos na obtenção de cultivares de soja tolerantes ao mofo branco”, ele mostrará o que a TMG já aprendeu na investigação sobre genética da tolerância da soja ao mofo branco, bem como, o que a empresa está estudando, na busca por metodologias de inoculação e avaliação de genótipos de soja.

A apresentação de Unfried terá como base a literatura agronômica, que sugere a existência de variabilidade genética para tolerância ao mofo branco, e também revelará alguns resultados de pesquisa em desenvolvimento nos laboratórios e campos experimentais da TMG.

“Temos linhagens com bom comportamento no nosso programa de melhoramento genético. Estamos estudando se sua tolerância se confirma. Assim que as etapas da pesquisa forem concluídas e, caso as informações sejam confirmadas, teremos condições de colocar no mercado mais uma alternativa tecnológica para auxiliar o produtor rural no controle do mofo branco”.

O pesquisador ressalta que o melhoramento genético é mais uma importante ferramenta dentro de um contexto maior de controle do mofo branco. Unfried destaca que produtor e equipe técnica não podem abrir mão do “manejo integrado do mofo branco” do qual fazem parte, além do melhoramento genético, a utilização de sementes certificadas e de alta qualidade, isentas de mofo branco, a utilização de defensivos para controle químico via semente ou parte aérea da planta, controle biológico, rotação de culturas, dentre outros.

“Este conjunto de atividades faz muita diferença no campo. Ter cultivar tolerante ao mofo branco é um dos instrumentos que podem auxiliar o produtor”.

O Encontro Internacional de Mofo Branco começou segunda (16) e encerra nesta quinta-feira (19). Participam do evento, agricultores, cooperativas, consultores e renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. O evento é uma realização do Grupo de Fitopatologia Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025