Seminário debate investimento em irrigação para garantir produção agropecuária
Anfiteatro lotado, participantes com dúvidas na ponta da língua em um ambiente descontraído e informal. Esta foi a tônica do Seminário de Atualização sobre a nova lei Florestal (Lei 12.651/2012), realizado pelo IPEF, através do seu Programa Cooperativo de Silvicultura de Nativas (PCSN).
Organizado pela eng. Maria José Brito Zakia, durante o dia 17 de julho, o seminário destacou pontos polêmicos (vetos, medida provisória, entre outros), necessidades de regulamentação e a situação dos estados que tem lei florestal específica, com apresentações sobre as definições da nova Lei Florestal, o Cadastro Ambiental Rural e Plano de Recuperação Ambiental, Áreas de Preservação Permanente (como era – como ficou), necessidade de recomposição, áreas de uso restrito, Reserva Legal (como era – como ficou), as obrigações para empreendimentos já estabelecidos e obrigações para novos empreendimentos, os instrumentos econômicos, e as disposições transitórias (prazos e obrigações).
Os participantes, que representavam diversas áreas de atuação (engenheiros florestais, agrônomos, biólogos, advogados, proprietários rurais etc), também participaram com dúvidas, que foram respondidas antes, durante e após o evento.
Para Zezé Zakia, o seminário “foi uma oportunidade para troca de experiências entre profissionais de diferentes formações e área de atuação, bem como para avaliar as necessidades e obrigações geradas com esta nova lei”.
O IPEF tem destacado a Silvicultura de Nativas em sua atuação nos últimos anos. Para citar apenas dois exemplos mais recentes, temos a adesão do Instituto ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, e o projeto de pesquisa sobre “Silvicultura de Espécies Nativas do Cerrado Mato-grossense” que está sendo executado no Refúgio Ecológico Serra Azul – SESC. Para o Luiz Ernesto George Barrichelo, diretor executivo do IPEF, “esta promoção se enquadra dentro da preocupação atual do IPEF procurando inserir a atividade de florestas plantadas de suas associadas num contexto global vinculado às reservas de florestas nativas. Pela importância e atualidade do assunto o evento foi aberto à toda a comunidade rural interessada”.
Devido a grande procura, o IPEF promoverá a segunda edição deste seminário, que está programado para o dia 09 de agosto em Piracicaba (SP). Mais informações sobre o 2º Seminário "Atualização sobre a nova lei Florestal – Lei 12.651/2012" podem ser obtidas no endereço
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura