Mais de cem municípios tocantinenses devem se cadastrar para receber retroescavadeiras do MDA

18.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Andressa Figueiredo

O MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou nesta quarta-feira (18), que abriu novo cadastro de municípios interessados em receber máquinas e equipamentos. Ao todo serão distribuídas 4.850 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras para municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes. No Tocantins, 126 municípios poderão participar deste projeto que faz parte do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

Segundo o subsecretário dos Assentamentos e Pequenas Propriedades da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Marcelo Caldeira, o objetivo do Programa é melhorar as condições das estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção no campo, seja ela pecuária ou agrícola.

Para participar, os municípios deverão entrar no site do MDA (

), clicar no ícone do PAC 2 e preencher os dados. O cadastro deve ser feito até o dia 18 de setembro. Para a escolha dos municípios são considerados alguns critérios: a) pertencer ao Programa Territórios da Cidadania (quatro pontos); b) maior participação do PIB agrícola no PIB total do município (até três pontos); c) possuir maior extensão territorial (até três pontos); d) ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município (até quatro pontos).

Além de Palmas e Araguaína (cidades do Tocantins com população acima de 50 mil), outros 11 municípios não poderão participar do programa porque já receberam máquinas. São eles: Araguatins, Arraias, Chapada da Natividade, Combinado, Darcinópolis, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Nazaré, Novo Acordo, Paranã e Taguatinga.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro