PR Safra 2024/25: plantio da cevada deve ser concluído em julho
Com ritmo acelerado e condições climáticas favoráveis, a semeadura alcançou 90% da área total na última semana
Já está disponível para download no site da Revista Cultivar e também na edição 311 da Cultivar Grandes Culturas o novo Caderno Técnico “Peptídeos elicitores: a quarta geração de biológicos”. A publicação apresenta uma inovação do mercado de bioinsumos: os peptídeos PREtec, desenvolvidos pela Plant Health Care (PHC) para ativar mecanismos naturais de defesa das plantas.
Com base em cadeias específicas de aminoácidos, os peptídeos atuam como "mensageiros químicos", capazes de estimular rotas metabólicas e genes de defesa das culturas agrícolas, promovendo vigor, resistência e maior produtividade. Diferente dos defensivos convencionais, esses produtos não combatem diretamente os patógenos, mas preparam a planta para responder preventivamente a estresses bióticos e abióticos.
Além de apresentar os fundamentos da tecnologia PREtec, o Caderno Técnico traz análises técnicas de ensaios realizados no Brasil com os produtos Saori e Teikko, ambos baseados em peptídeos elicitores. Os estudos destacam o desempenho no controle de doenças e nematoides, e os efeitos no tratamento de sementes, com foco na cultura da soja.
Com formulações naturais, os peptídeos PREtec já foram aprovados em mercados rigorosos como Estados Unidos, Brasil e México. A proposta da tecnologia é clara: oferecer ao produtor uma alternativa eficaz, segura e compatível com os princípios da agricultura regenerativa.
Clique aqui para acessar o caderno técnico completo: https://assets.revistacultivar.com.br/616b4939-4168-435f-8468-d8c4c622f5f0_caderno_phc.pdf
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura