Utilização de sensores na adubação nitrogenada de cobertura em milho safrinha será mostrada em dia de campo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) fechou parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Jaboticabal, com o objetivo de adequar o material didático do Senar no que diz respeito a treinamentos oferecidos em Mato Grosso na área de segurança e saúde do trabalho. Na última semana o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, e o gerente de Aprendizagem Rural, Marciel Becker, se reuniram com o professor doutor Joaquim Gonçalves Machado Neto, do Departamento de Defesa Fitossanitária da Unesp , para tratar do assunto.
"Estamos dando continuidade ao Workshop das Cadeias Produtivas", explicou Mattosinho, se referindo ao evento realizado pelo Senar em 2012, com orientação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, que reuniu representantes de instituições de ensino, associações e produtores rurais para ouvir suas novas demandas por treinamentos. "O resultado final desse trabalho mostrou que para atender às novas demandas do setor produtivo o Senar, que hoje possui 120 cursos, deve oferecer 194 treinamentos, sendo que 70% desse total precisam ser criados ou reformulados", destacou o superintendente.
Mattosinho revelou que o Senar está em constante busca por instituições de pesquisa e/ou universidades para firmar parcerias, a exemplo da cooperação técnica com a Faculdade de Tecnologia "Shunji Nishimura" de Pompéia- SP (Fatec), que assessorou a montagem dos planos instrucionais na turma de Mecanização Agrícola do Senar-MT no início do ano. "O Senar oferece cursos e treinamentos para atender 14 cadeias produtivas. Vamos elaborar novos materiais didáticos para esses treinamentos", informou Mattosinho.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura