Parceria deve ampliar acesso às sementes de hortaliças da Embrapa

26.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

Ampliar o acesso dos produtores às sementes e mudas de hortaliças da Embrapa e, com isso, aumentar a participação da Empresa nesse segmento do mercado. Esses são os desafios que a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Embrapa Transferência de Tecnologias (Brasília-DF) passam a enfrentar com o estabelecimento de uma parceria.

O acordo foi discutido quinta-feira (23/04), em reunião entre os dirigentes das duas Unidades, na Embrapa Hortaliças.

Segundo o gerente adjunto de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade, a idéia da parceria é estabelecer uma ação conjunta entre o centro de transferência de tecnologias e o centro de pesquisa no sentido de organizar o processo de produção de sementes dos materiais lançados e em fase de lançamento pela Embrapa Hortaliças. "A nossa função é, em interação com os centros, organizar o processo de produção de sementes ou de mudas para que esse material chegue, de uma maneira organizada e em quantidade suficiente, para atender a demanda do mercado dessa nova cultivar." Ele explica ainda que o acordo vai atender a legislação que regula o processo de produção de sementes no Brasil: a Lei de Sementes e a Lei de Proteção de Cultivares.

Para o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Celso Luiz Moretti, a parceria vai contribuir para solucionar o gargalo da oferta de sementes dos materiais lançados pela Unidade e, com isso, o posicionamento do centro de pesquisa no mercado nacional vai melhorar. "Hoje 70% da cenoura comercializada no Brasil é do grupo Brasília, 50% da berinjela é o híbrido Ciça e 15% do tomate tipo italiano, o San Vito. Esse percentual pode aumentar, incluindo ainda outros produtos, se nós conseguirmos ampliar a oferta de sementes."

Segundo Moretti, o acordo de cooperação pode ser dividido em três atividades. A primeira, de caráter imediato, é a produção de sementes do pepino Curumim, da berinjela Ciça e do tomate San Vito, visando atender a demanda do mercado por esses materiais.

A segunda atividade é o apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia na elaboração da estratégia de marketing a ser adotada no lançamento das próximas cultivares da Embrapa Hortaliças. Nesse sentido, participou também da reunião o gerente adjunto de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Amauri Buso.

A terceira atividade é a recuperação de variedades já lançadas pela Embrapa Hortaliças, cuja demanda, principalmente de pequenos agricultores, é grande. A proposta, segundo Celso Moretti, é melhorar o perfil nutricional da população, garantindo o acesso a esses materiais por produtores familiares.

A expectativa, segundo o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, é que a parceria seja formalizada ainda no mês de maio.

Marcos Esteves

Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109 /

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