Rede Virtual de Fruticultura vai intensificar transferência de tecnologia

24.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

Capacitar profissionais, formar multiplicadores de conhecimento na área de fruticultura e melhorar o acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária. Esses são os principais objetivos da Renofrut – Rede Norte/Nordeste de Fruticultura.

Coordenada pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o novo ambiente virtual conta com a participação de todas as Unidades da Embrapa das Regiões Norte e Nordeste. O endereço da nova Rede é

Segundo a equipe de coordenação da Rede, formada pelos pesquisadores Andréia Hansen, Ingri de Moraes de Raimundo Lima e pelo analista Adriano Mattos, a Renofrut não se limita à formação de uma rede virtual, mas à capacitação de técnicos e extensionistas – em nível de cursos de especialização - para dar suporte à área de transferência de tecnologia das unidades de pesquisa, e atuando como consultores junto aos produtores e empresas.

“Existe uma grande carência de profissionais nas áreas de extensão agrícola e agroindustrial. Por isso, a criação da Rede é uma oportunidade de contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade das cadeias produtivas de frutas tropicais, por meio de treinamento e qualificação de técnicos que vão atuar como multiplicadores junto aos produtores e empreendedores agroindustriais”, explica a pesquisadora Ingrid de Moraes.

O analista do Núcleo de Inovação Tecnológica da Embrapa Agroindústria Tropical, Adriano Mattos, adianta que ao final dos cursos, os profissionais serão cadastrados na rede. “À medida que forem aparecendo as demandas de transferência de tecnologia, a Embrapa vai direcionar o atendimento para esses consultores”, diz.

Os idealizadores do projeto já fizeram o levantamento de demandas e o processamento de frutas tropicais surgiu como uma das principais prioridades. Outro assunto que apareceu com destaque na pesquisa foi a bananicultura.

Primeira capacitação

De acordo com Ingrid, o primeiro curso começa no dia 15 de junho e já está com as inscrições abertas. O tema será Tecnologia de Processamento de Frutas Tropicais e será dividido em quatro módulos, que serão ministrados ao longo deste ano.

O primeiro, de 15 a 19 de junho, terá 40h e vai tratar da “Introdução à Tecnologia de Processamento de Frutas”. O segundo módulo acontece no período de 3 a 7 de agosto e vai abordar “Processamento e Conservação – Parte 1”, também com 40h de duração. A segunda parte do módulo “Processamento e Conservação” acontece de 14 a 18 de setembro, com a mesma carga horária. O último módulo do curso será sobre “Gestão e Comercialização”, dos dias 14 a 16 de outubro, com duração de 24h.

As inscrições custam R$ 350,00 e só podem ser feitas no site da Renofrut. Serão oferecidas 25 vagas e os candidatos devem ter formação superior em áreas relacionadas à tecnologia de alimentos e devem ter experiência na área. A divulgação dos resultados da seleção dos candidatos será no dia 27 de maio e publicada no site da rede.

Outras informações sobre a rede e sobre o curso de especialização podem ser obtidas no endereço

Teresa Ferreira

Embrapa

(85) 3391 7117 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro