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Iniciativas nacionais que beneficiem as comunidades, através da cultura e educação, fazem, cada vez mais, parte do compromisso da Monsanto com o País. Estimativa é que, em 2009, 1,2 milhões de brasileiros sejam beneficiados
Ter a oportunidade de assistir a um espetáculo de música, dança, teatro, circo ou a uma sessão de cinema pode parecer algo comum, mas é uma realidade muito distante para a maior parte da população brasileira. Por isso, além de ser parceira no campo e ter assumido compromisso com pesquisas que tragam à agricultura mundial a possibilidade de produzir mais com menos recursos, a Monsanto tem buscado, cada vez mais, contribuir com o desenvolvimento da sociedade brasileira, patrocinando projetos nacionais que favoreçam as comunidades. Assim, em 2009, o número de iniciativas beneficiadas pela Lei Rouanet, que tiveram início em 2005, saltará de duas (CineMonsanto e Mozarteum) para 11, com mais de R$ 4 milhões em investimento nesse sentido.
A meta dos novos projetos baseados no incentivo fiscal é a valorização e democratização da cultura brasileira. Para isso, as ações contempladas levam em conta a acessibilidade, a difusão da produção nacional, o fortalecimento da educação através da cultura, a promoção da cidadania pela arte e a valorização da memória, história e conhecimentos populares. Além disso, a possibilidade de geração de trabalho e renda também foi considerada, assim como a gratuidade no acesso.
Christiane Cralcev Bracco, coordenadora de Responsabilidade Social, explica que, com a ampliação do investimento, a Monsanto quer proporcionar experiências a um público maior, contribuir para a melhoria de indicadores educacionais e dar mais espaço para a criatividade, inovação e qualidade da cultura nacional. “À medida em que apoiamos iniciativas que promovem a formação de platéia e leitores e a preservação da memória e história, estamos contribuindo para o resgate e a inclusão social através do incentivo à cultura. Estamos orgulhosos de termos escolhidos projetos que são a cara da nossa terra, da nossa empresa e, portanto, da nossa gente”, declara.
Somando-se os recursos de R$ 4,2 milhões dos projetos incentivados pela Lei Rouanet aos programas que recebem recursos da Fundação Monsanto, assim como os mantidos com recursos próprios, o valor destinado a projetos socioambientais apoiados pela Monsanto em 2009 alcançam a expressiva cifra de R$ 9,4 milhões.
“Iniciativas como estas que apoiamos, coordenadas por organizações sérias e que beneficiam diretamente a população carente em diversas regiões, tornam inquestionável a necessidade de se manter as leis de incentivo vigentes, unindo iniciativas públicas e privadas em prol da sociedade”, conclui a coordenadora.
Confira os novos projetos, que valorizam a cultura brasileira e que, por conta da Lei Rouanet, terão, em 2009, o apoio da Monsanto:
Iniciativa com apresentações itinerantes de teatro e oficinas artísticas promovidos pela Cia. da Cidade – Grupo de Teatro, que tem sua base em Passo Fundo (RS). Irá percorrer, no primeiro semestre, 12 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atingindo um público aproximado de 11 mil pessoas. Para as apresentações está programado o musical infantil Ari Areia Um Grãozinho Apaixonado, que beneficiará, por sessão, aproximadamente 900 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. As cidades que a receberem também terão duas oficinas de circo/teatro, cada uma delas para 30 crianças a partir de 10 anos de idade
Realização: Cia. da Cidade
Projeto itinerante que leva a magia do cinema, em apresentações gratuitas, para comunidades carentes no Brasil inteiro e que já percorreu 78 cidades, de nove estados, em três anos, beneficiando mais de 110 mil pessoas que nunca haviam entrado em uma sala de cinema antes. Com a exibição de sucessos de bilheteria, o projeto será levado, em 2009, a 26 novas cidades e expandido para três unidades do CEUs (Centros Educacionais Unificados) em São Paulo (SP), onde também serão realizadas palestras sobre ciências para professores e alunos da rede pública de ensino.
Realização: Cinemagia
Consiste em um caminhão que viaja pelo Brasil se transformando em uma sala de espetáculos, coberta e climatizada onde, durante uma semana, são realizadas apresentações de teatro, cinema, oficinas culturais e espetáculos regionais. Vale destacar que, no último dia em cada localidade, o palco é aberto aos artistas locais, que são convidados a apresentar a arte regional. Neste primeiro ano, serão atendidas oito cidades em diferentes estados.
Realização: Teatro de Tábuas
Projeto de incentivo à leitura, através de oficinas educativas que contemplará todas as escolas públicas do Paraná. Por meio da análise de jornal, grupos de discussão e visitas ao teatro, a ação desenvolve o hábito da leitura e o censo crítico.
Realização: Instituto RPC (Rede Paranaense de Comunicação)
Produção e distribuição de 150 mil livros educativos na rede pública de ensino de todo o País (50%) e em projetos da Monsanto (50%). Os livros, desenvolvidos por uma equipe de educadores especializados, abordam a inclusão social, preservação ambiental e conceitos de cidadania.
Realização: Fundação Educar
O projeto consiste na capacitação de professores da rede pública do município baiano de Camaçari para formação cultural através da leitura, alfabetização e oficinas de reforço para estudantes com dificuldade de aprendizagem.
Realização: Instituto Íris
Visa à inclusão social através da música. O valor do patrocínio aos espetáculos é revertido aos projetos sociais do Mozarteum no Brasil, que realiza oficinas de música clássica e confecção de violinos para jovens carentes da favela de Heliópolis, uma das maiores da capital paulista. Além disso, viabiliza cursos de formação em música clássica nas melhores escolas da Europa aos jovens que se destacam nas oficinas.
Realização: Mozarteum Brasileiro
Patrocínio de espetáculos nacionais gratuitos do Cisne Negro e criação de uma oficina de capacitação em todas as funções que envolvem o show business, tais como cenografia, iluminação, figurino e maquiagem para 50 jovens de comunidades carentes de São Paulo. Nessas oficinas, os alunos trabalharão conceitos de sustentabilidade, recebem formação profissional e social, e têm a oportunidade de participar dos espetáculos regulares da Cia.
Realização: Cia. Cisne Negro
Oficinas de capacitação em novas metodologias de ensino, abordando a preservação ambiental e hábitos alimentares, bem como exposições sobre o tema, destinadas a professores da rede pública de ensino em quatro estados.
Realização: Horizonte Geográfico
Este projeto tem como objetivo principal a recuperação, catalogação, digitalização e disponibilização ao público do acervo de imagens da Fundação Padre Anchieta, proporcionando o resgate de grande parte do patrimônio histórico e cultural da televisão brasileira. Acumulado desde 1969, além das premiadas produções da TV Cultura, conta com arquivos adquiridos de terceiros, como da extinta TV Tupi e programas antigos da TV Record.
Realização: Fundação Padre Anchieta
Outro acervo que está sendo organizado, digitalizado e disponibilizado ao público é o do jornal A Tarde, o mais importante e antigo da Bahia. A ação prevê a criação da Estação Monsanto de pesquisa digital no arquivo público, para facilitar a consulta de pesquisadores e acadêmicos. Este patrocínio também estimulará a formação de leitores em Salvador e em diversos municípios da Bahia, a capacitação de professores da rede pública e a distribuição de jornais e livros para pesquisa.
Realização: Jornal A Tarde e Estação das Formas
Fonte: CDI
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