Outros municípios de Mato Grosso do Sul recebem máquinas do PAC 2

18.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Oito municípios do Mato Grosso do Sul vão receber, nesta segunda-feira (18), máquinas retroescavadeiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O maquinário é destinado para construir e melhorar estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar.

Com uma população rural estimada em 28 mil pessoas, a solenidade de entrega das máquinas, que visam beneficiar mais de 2 mil agricultores familiares, ocorre em Inocência, situada a 337 km da capital Campo Grande, às 10h30, na Praça do Cristo, em frente à rodoviária municipal. Os municípios contemplados são Inocência, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia e Chapadão do Sul.

Segundo o delegado do MDA no estado, João Batista dos Santos, o João Grandão, em 2013, as quatro entregas previstas beneficiará mais de 120 mil habitantes rurais e 8,8 mil agricultores familiares. “Essas máquinas são fundamentais. Quando você consegue artifícios para melhorar as estradas, você barateia custos com transporte e, automaticamente, agrega valor aos produtos”, salienta.

Esta é a segunda entrega no estado somente em 2013. Na primeira, em Rio Verde de Mato Grosso, foram doadas 14 máquinas a municípios do estado. Outras duas entregas estão previstas para o estado: em Ladário e Amambaí.

Toninho da Cofapi, prefeito de Inocência, município onde será feita a entrega, garantiu que as máquinas vão auxiliar os agricultores familiares da região em diversas frentes. “Essas máquinas serão de grande importância para o município, não só para restaurar estradas vicinais, mas também para dar suporte e cavar açudes para a criação de peixes, que é uma grande demanda aqui da região”, revela.

De acordo com Toninho, além da piscicultura, o município é também produtor de leite e derivados, e as retroescavadeiras são essenciais para esse público. “O setor lácteo será um dos mais beneficiados. Transportar leite é difícil, complicado, pode alterar na qualidade e no sabor, e todos os dias os caminhões vão buscar leite nas fazendas. Para eles, a melhoria das estradas vai ser fundamental.”

Em 2012, para a aquisição dos equipamentos o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu R$ 6,5 milhões em máquinas para 40 municípios sulmatogrossenses contemplados. Este ano, foram investidos mais de mais de R$ 5 milhões em 33 máquinas para o estado.

segunda-feira (18)

Praça da Rodoviária (Rotatório do Cristo Redentor) – Inocência.

10h30

Inocência, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia e Chapadão do Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025