Orbia recebe aporte de Yara e dá mais um passo em seu plano de expansão

A empresa de nutrição de plantas passa a ser acionista minoritária do marketplace, com 14% das ações; além do seu portfólio de produtos comercializado por meio da Orbia, a Yara poderá ampliar seu programa de fidelidade recém-lançado na plataforma

16.02.2022 | 16:43 (UTC -3)
Camila Vech
Luis Offa, Ivan Moreno, Ricardo Garcias e Cleiton Vargas
Luis Offa, Ivan Moreno, Ricardo Garcias e Cleiton Vargas

A Orbia,  marketplace do agronegócio no Brasil, anuncia nova composição acionária, a partir da aprovação do CADE. O novo aporte financeiro é da Yara, empresa de nutrição de plantas, que passa a ser acionista minoritária da empresa, com 14% das ações. A partir da nova estrutura, Bayer e Bravium reduzem sua participação de forma proporcional, passando a deter 68,8% e 17,2% das ações, respectivamente. As três companhias terão participação no conselho de administração da Orbia, que opera de forma independente

“A entrada de Yara em nossa estrutura societária fortalece nossos planos de expansão e de ser o principal parceiro digital do produtor rural. É mais um avanço importante para digitalização do campo, movimento que foi acelerado nos últimos dois anos. E a Orbia tem sido o fio condutor que conecta todos os players do agro em um único ambiente”, explica Ivan Moreno, CEO da Orbia. “Temos crescido ano a ano com resultados além do esperado. E, com a chegada de Yara, consolidamos ainda mais o nosso propósito de oferecer soluções completas a toda a jornada de trabalho do produtor rural, desde o plantio até a comercialização de sua produção”, conta.

Além de acionista, a Yara entra como parceira em loyalty, isto é, no programa de pontos para fertilizantes no Brasil, gerando pontuação ao cliente que optar por seus produtos. A categoria de fertilizante é bastante relevante na cesta de compra do produtor, portanto a sinergia entre defensivos e sementes, fertilizantes e os demais parceiros, possibilita ao cliente acumular ainda mais pontos, além dispor de mais benefícios, agregando valor ao seu negócio.

A Yara encontrou na Orbia um modelo de negócio inovador e que apresenta forte sinergia com sua estratégia de digitalização anunciada recentemente, pautada pelo foco na experiência do cliente e o objetivo de alcançar 25% do total das vendas de produtos no Brasil via plataformas digitais, como e-commerce e marketplace, até 2025. “Estamos dedicados a contribuir para o futuro da produção de alimentos positivo ao clima e neutro em emissões de carbono, e entendemos que além de oferecer as melhores soluções em nutrição, isso também envolve o acesso. Disponibilizar nosso portfólio em múltiplos canais é garantir que ele chegue ao campo da forma mais adequada para cada perfil de cliente. A sustentabilidade e a digitalização caminham juntas, e integrar uma plataforma como a Orbia é com certeza uma oportunidade clara de contribuirmos ainda mais para a transformação do agronegócio e de toda a cadeia de valor do alimento”, afirma Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas.

Segundo Luis Offa, diretor de Marketing Latam da divisão agrícola da Bayer e presidente do Conselho de Administração da Orbia, “A plataforma foi criada para ser uma experiência transformadora em toda a jornada do produtor rural dentro do universo digital e, para que isso aconteça, precisamos ampliar parcerias e oferecer um leque de produtos e serviços que torne sua interação agradável e ágil, promovendo a melhor experiência de compra para o agricultor”.

Para Offa, a Yara oferecerá um portfólio de peso, que complementará as soluções que os clientes da plataforma buscam. “Para a Bayer, a Orbia é hoje uma das ferramentas digitais mais importantes. Entendemos que para ser protagonista de uma transformação digital no agronegócio precisamos estar junto com diversos players, é o que chamamos de cocriação para inovação”, acredita o executivo.

“Nossa percepção é que, com a entrada da Yara, a transformação digital da jornada do produtor se consolida cada vez mais na ideia de plataforma one stop shop, fazendo com que o marketplace e o programa de fidelidade de coalizão da Orbia sejam soluções absolutamente fundamentais dentro da estratégia dos produtores rurais”, conclui Ricardo Garcias, co-fundador da Bravium.

A nova composição societária passa a valer com a conclusão do processo no CADE.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro