Nutrien lança cartilha de conformidade ambiental no 12o Congresso ANDAV

Material orienta produtor rural brasileiro sobre como estar em conformidade com a legislação socioambiental

09.08.2023 | 16:59 (UTC -3)
Priscilla Granzotto

A Nutrien Soluções Agrícolas lançou, no 12º Congresso ANDAV, o "Guia do Produtor Rural – Em dia com a Legislação Socioambiental". O material tem o objetivo de orientar e sanar as principais dúvidas dos produtores sobre normas, legislações e questões relacionadas a conformidade social e ambiental, além de temas sobre certificações e crédito rural dentro do agronegócio.

“A Nutrien é uma empresa consciente de seu papel social e de sua responsabilidade ambiental na cadeia agrícola, por isso, incluiu em seu modelo de negócio o compartilhamento de conhecimento e informações aos milhares de pequenos e médios produtores rurais que se relacionam com a empresa. Esse Guia do Produtor Rural é mais uma ferramenta para ajudar os agricultores a acessarem e compreenderem as principais normas ambientais e trabalhistas que impactam a atividade agrícola. Tudo isso, em uma linguagem descomplicada e de fácil leitura. Dessa forma, estamos dando mais um passo para que avancemos rumo à conformidade socioambiental no campo”, afirma Catharina Pires (na foto), diretora de assuntos corporativos da Nutrien para a América Latina.

A legislação ambiental brasileira é considerada como uma das mais completas e avançadas do mundo, reunindo um conjunto de normas que determinam as práticas adequadas a serem adotadas. O material aborda em cada capítulo, temas que fazem parte do dia a dia do produtor rural, como: licenciamento ambiental, descarte adequado de embalagens vazias de defensivos agrícolas, segurança no trabalho, uso da água, plano safra, entre outros. Para viabilizar este projeto, a companhia contou com apoiadores, como a empresa de soluções Serasa Experian, a Produzindo Certo, agtech especializada na estruturação de cadeias agropecuárias sustentáveis e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

“Para a Serasa Experian divulgar conhecimento é tão relevante quanto facilitar o acesso ao crédito rural, um dos objetivos que desejamos atingir desde a nossa chegada no setor. Além disso, acreditamos que utilizar a inteligência dos dados e promover acesso a conteúdo relevante ajuda o produtor a realizar negócios em toda a cadeia do agro e fomenta uma economia mais sustentável, premissas que também temos buscado por meio de nossas soluções. Por isso, entendemos que apoiar esse projeto caminha junto com nosso propósito de levar orientação sobre questões de crédito e ESG que ainda não são totalmente claras para os produtores rurais”, comenta o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

Para Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, democratizar conhecimento ao produtor rural irá gerar grandes ganhos na lavoura. “É de extrema importância democratizar esse conhecimento técnico, sobretudo junto aos pequenos produtores, para que estejam em sintonia com a legislação socioambiental. A redução na assimetria das informações certamente resultará em mais eficiência produtiva, rentabilidade e qualidade de vida. Essa transformação está na nossa essência desde sempre.”

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro