Projeto analisa perda de nutrientes pela erosão em áreas de cana e soja
Pesquisa conduzida em Presidente Castelo Branco e Cianorte, na região Noroeste do Paraná, aponta que terraços minimizam perdas
Antes mesmo do plantio e até a colheita, o pulverizador está em todas as etapas do ciclo da lavoura. Para facilitar a operação e tornar a aplicação dos defensivos mais eficiente, a Massey Ferguson, referência no mercado brasileiro, desenvolveu uma nova linha de pulverizadores, a série MF 500R, com diversas inovações tecnológicas, que podem gerar redução de custos superior a R$ 50 mil no fim da safra, além de garantir eficiência operacional, qualidade na aplicação e sustentabilidade.
O exclusivo sistema LiquidLogic, por exemplo, em uma das suas funções recupera o produto do sistema de pulverização para dentro do tanque após o término de cada aplicação ou troca de produto, proporcionando economia e sustentabilidade. “É o primeiro sistema do mercado que traz todo o produto não utilizado da tubulação do pulverizador de volta para o tanque, minimizando o desperdício e o impacto ambiental”, explica Lucas Zanetti, coordenador de Marketing de Produtos Equipamentos de Aplicação. “O sistema tem recirculação da calda constante, mantendo-a homogênea, melhorando a qualidade da aplicação e diminuindo entupimento de pontas”, completa.
Voltado para aplicação de defensivos nos mais diversos tipos de lavoura e terrenos, o equipamento possui a transmissão Smart Drive, mais moderna e eletrônica, que mantém o controle de velocidade constante em conjunto com o motor também eletrônico, oferecendo uma economia de combustível em mais de 30%. A transmissão possibilita operar em declividades de até 36%, dependendo das condições do solo, e antecipar a entrada na lavoura, principalmente em condições úmidas, realizando a pulverização em um tempo 25% menor.
“A transmissão Smart Drive é automática e independente em cada roda, diminuindo o revolvimento do solo em curvas, somado ao baixo peso da máquina, em comparação com outras no mercado, oferece uma capacidade de tração bem maior, com menos danos ao solo e a lavoura em condições úmidas (após chuva ou irrigação). Máquinas mais pesadas e sem os benefícios da Smart Drive precisam esperar mais tempo para entrar na lavoura para evitar riscos de não ter capacidade de tração e danificar solo/cultura”, detalha Zanetti.
Disponível nos modelos MF 530R, com capacidade de tanque de 3.000 litros, e MF 535R, com capacidade de tanque de 3.500 litros, o equipamento possui novo sistema de corte de seções com pontas de acionamento elétrico, que oferece melhor precisão e agilidade na abertura e fechamento da aplicação. “São 36 seções que possibilitam até 73% a menos de sobreposição na aplicação, com economia de defensivo e menor custo por hectare”, ressalta o especialista.
A linha MF 500R traz de fábrica a nova tecnologia de controle e piloto automático Massey Guide e a telemetria Massey Ferguson Connect, solução de gerenciamento que permite a coleta de dados das máquinas para que os gestores possam acompanhar o funcionamento do equipamento de onde estiverem e tomarem uma decisão de maneira simples e ágil. A estação meteorológica oferece facilidade e eficiência nas tomadas de decisões e aplicações com um ganho de produtividade em mais de 10%. Todas as funções podem ser acessadas em uma única tela, facilitando e otimizando o trabalho do operador.
Destaque para a nova cabine, redesenhada para oferecer mais conforto, visibilidade e com redução de ruído. Possui assento pneumático com ajuste de altura, freio auxiliar para subidas e descidas, e todas as funções e botões estão dispostos de forma fácil e ágil. O sistema de iluminação de oito faróis de Led no teto e mais dois de Led azul nas barras oferece menor consumo de energia e melhor iluminação, proporcionando mais segurança e qualidade nas aplicações noturnas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura