Produtores rurais de Ribeirão Preto e região recebem novidades para incrementar as soluções nas lavouras e canaviais
A Kuhn do Brasil esta lançando na Expointer, em Esteio/RS, de 25 de agosto a 2 de setembro, a sua nova semeadora. A NEO, 13 e 17 linhas, é um avanço para o plantio de grãos finos, como o arroz e o trigo, por exemplo. Desenvolvida e fabricada na unidade brasileira do Grupo Kuhn, o novo equipamento tem alta tecnologia embarcada e será integrante do portfólio mundial da companhia. “Desenvolvemos este equipamento em sinergia com os departamentos de engenharia do Grupo Kuhn em todo o mundo, num projeto global com experiência em diversos tipos de plantio”, destaca o gerente de Engenharia da Kuhn do Brasil, Diogo Serro.
O implemento ganha com produtividade de trabalho devido ao design inteligente do reservatório de metal para adubo e semente. Com a divisória móvel é produtor que decide quanto quer de semente e de adubo, não a máquina. Não sobra adubo na caixa, pois há fluxo contínuo.
Segundo Serro, pode-se ajustar a capacidade da semente e adubo conforme a dosagem. “Isso reduz o número de paradas devido a sincronia no esvaziamento dos reservatórios. Mantém o fluxo contínuo na descida da semente e adubo, evitando o acumulo no fundo do reservatório”, garante o engenheiro.
A NEO não utiliza recâmbio de engrenagens manual. O ajuste é “Just in time”, ou seja, o operador apenar precisar regular a dosagem por meio de um manipulo na caixa variadora, sendo uma regulagem limpa. Essa tecnologia evita a perda de tempo na regulagem anterior ao início do plantio, além de permitir uma amplitude maior de dosagem: variando de 0,5 quilo a 1 mil quilos de semente e adubo por hectare.
Com o exclusivo Distribuidor Flex é possível plantar com qualquer adubo e dosar sementes miúdas, como pastagem, tudo no mesmo distribuidor. Esse novo sistema é uma criação mundial desenvolvida pela Engenharia do Grupo KUHN. Outra característica desta máquina é o exclusivo sistema de regulagem estática, gerando conforto e segurança para regular a máquina parada, diminuindo a perda de tempo e maximizando a tarefa do plantio.
A NEO pode ser configurada com linhas pantográfica e pneus estreitos para o cultivo do trigo e da canola, por exemplo, ou com linhas pivotadas e pneus largos para ser empregada na cultura do arroz. “Essa máquina abre uma nova linha de frente em nosso portfólio de produtos, principalmente pelo exclusivo distribuidor e demais novidades tecnológicas embarcadas”, afirma o gerente de Marketing da Kuhn do Brasil, Filipe Freitas de Carvalho.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura