Produquímica investe R$ 220 mil em tecnologia Microsoft e aperfeiçoa área de inteligência de negócios

22.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Grupo Produquímica implementou em maio deste ano o Microsoft SQL Server 2012, plataforma de banco de dados que permite às empresas acessarem e gerirem o crescente volume de dados corporativos, independente do tamanho ou formato das informações, em tempo hábil de tomar decisões de negócios. Com o crescimento que vem tendo nos últimos anos, a companhia deixou de acessar os dados com agilidade necessária e a operação do ERP da SAP estava comprometida. Por isso resolveu atualizar seus sistemas e apostar na interoperabilidade das soluções Microsoft para conseguir um bom desempenho.

Conforme explica Luiz Fernando Frederico, coordenador de TI da Produquímica, foram avaliadas na ocasião as soluções da Oracle e da Microsoft, mas esta apresentou um custo total de propriedade (Total Cost of Ownership - TCO) significativamente menor. "Com a nova modalidade de licenciamento que a Microsoft passou a adotar, conseguimos reduzir drasticamente o custo de licenciamento, mesclando licençasEnterprise e Developer para atender os ambientes disponíveis para cerca de 300 usuários. Além disso, a compressão de dados e o particionamento são funcionalidades que já fazem parte da plataforma Microsoft, lhe garantindo um diferencial frente à concorrência".

Com investimento de R$ 220 mil e ajuda da ITST, empresa parceira Microsoft, a Produquímica optou por efetuar duas atualizações simultâneas e conferir mais potência ao processamento de seus dados. "De imediato, a Produquimica precisava somente de uma cópia para troca de servidores. Nossa proposta foi realizar a migração do sistema operacional e banco de dados, trocando de servidores e implementando alta disponibilidade para os sistema SAP ao mesmo tempo. Com isso, seria possível reduzir os investimentos em upgrade, manutenção estendida e suporte e conseguiríamos garantir mais estabilidade e segurança para o sistema corporativo", explica Jairo Pedroza, diretor de serviços da consultoria.

A Produquímica passou do Windows Server 2003 para o Windows Server 2008R2 e do SQL Server 2005 para a versão 2012. "Em três meses de operação já pudemos constatar que a migração dos sistemas otimizou nossa base instalada e liberou recursos para novos projetos tecnológicos, afinal reduzimos 75% do tamanho do nosso banco de dados e comprimimos o backup em 88%. Ganhamos performance nas transações SAP e reduzimos o tempo de resposta do sistema em 80%", comemora o coordenador de TI.

E complementa, "liberamos tanto espaço dos nossos servidores que a previsão de nos preocuparmos novamente com a infraestrutura de processamento e armazenamento de dados da companhia talvez ocorra só daqui a sete anos. Poderemos, inclusive, dobrar o número de usuários SAP, pois nosso ambiente estará preparado para suportar tal expansão". Um exemplo desse ganho de performance é o fato de os relatórios gerenciais de análise de dados, que demoravam 7 horas para serem gerados, rodarem agora em apenas 3 minutos. "Isso já pagou o projeto. Temos um maior volume de informações disponível em menos tempo e isso nos permite reagir com mais rapidez e ter mais êxito em nossas operações", afirma Luiz Fernando.

Segundo Maurício Prado Silva, gerente geral de servidores da Microsoft Brasil, "outros processos internos que puderam ser aperfeiçoados foram a execução do fechamento mensal, que costumava levar cinco dias úteis e agora é concluída em apenas três e a redução do tempo das cópias para os sistemas de validação". A atualização dos ambientes de testes com informações mais atuais para homologação de novos processos passou a demorar 45% menos, o que, na prática, significa que podem ser feitos com mais frequência.

De acordo com um estudo da Forrester Consulting, realizado para analisar os impactos da adoção do SQL Server 2012 nas organizações, o retorno sobre o investimento (ROI) obtido pelas empresas é de até 189% em 12 meses. "A implementação das soluções Microsoft tem sido um sucesso para a Produquímica e já temos excelentes resultados para apresentar. Nosso objetivo é focar no core business, por meio de um parque tecnológico que não apenas nos sustente, mas permita sermos cada vez melhores no que fazemos. E podemos dizer com segurança que a Microsoft tem nos propiciado isso", afirma Luiz Fernando.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro