Embrapa lança cultivares de soja para o Centro-Oeste
Os novos materiais foram desenvolvidos por meio de parceria entre Embrapa e Fundação Meridional
Na Tecnoshow 2025, a Bayer tem destacado seus produtos para a cultura do milho. Uma das preocupações crescentes dos produtores é a mancha de bipolaris, doença causada pelo fungo Bipolaris maydis (clique aqui para saber mais). Ela espalhou-se no Brasil e impacta especialmente a safrinha. As perdas dela decorrentes podem ultrapassar 70% da produção.
“Para minimizar os danos causados pela mancha de bipolaris no milho é preciso conhecer as suas características. O produtor rural pode selecionar híbridos com boa tolerância genética, fazer o monitoramento precoce, a rotação de culturas e a aplicação de fungicidas para manejar a doença”, explica Luiz Márcio Bernardes, líder regional da unidade de negócios para milho da Bayer.
Outra ameaça às lavouras, a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis, clique aqui para saber mais), inseto sugador com alto potencial de prejuízos, pode comprometer até 100% da plantação, de acordo com a Embrapa.
O manejo do inseto requer a integração de métodos que incluem: o varietal (híbridos resistentes), cultural (rotação de culturas, destruição do milho tiguera e plantio na época certa), biológico (inimigos naturais parasitoides de ovos) e químico.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura