Motor D5 da Volvo Penta equipa o Karl, da Kuhn

Localizado na parte frontal do robô, onde recebe o máximo fluxo de ar, o sistema de resfriamento foi otimizado para garantir o desempenho mais confiável em aplicações empoeiradas

06.12.2023 | 08:10 (UTC -3)
Melissa Zhuo, edição Cultivar

Com sua capacidade de executar todas as tarefas típicas de um trator agrícola sem exigir que um operador esteja a bordo, a ferramenta de campo multifuncional autônoma Karl da Kuhn foi um dos destaques da Agritechnica 2023. Por trás do mais recente software e eletrônica de última geração da máquina protótipo, há uma peça de engenharia mais familiar: o motor diesel de quatro cilindros em linha Volvo Penta D5.

Desde 2016, a Volvo Penta é a principal parceira de motores da fabricante francesa de pulverizadores autopropelidos. As unidades D8 e D5 de baixo consumo de combustível se provaram nos projetos F40 EVO e RS20 Artec, respectivamente. Foi, portanto, a escolha óbvia quando os engenheiros do OEM, e sua controladora do Grupo Kuhn, decidiram escalar o protótipo original do Karl, com a comprovada tecnologia Volvo Penta com sua plataforma flexível.

"Como um parceiro de motores, em vez de apenas um fornecedor de motores, fornecemos informações para este projeto em um estágio inicial, cerca de dois anos atrás", explica Benjamin Deysieux, engenheiro de negócios da Volvo Penta.

"O fato de o D5 já ter sido usado com grande sucesso nos pulverizadores autopropelidos Artec ajudou a impulsionar a decisão, mas outro grande motivo foi que seus 5,13 litros de quatro grandes cilindros disponibilizam inúmeros nós de potência, até 238 cv. Hoje ele oferece 172 cv, com muita potência e torque em baixas rotações. Mas, como este protótipo pode eventualmente ganhar algum peso, temos muita latitude para fornecer ainda mais energia a partir da mesma instalação e pegada."

Conhecimento e experiência da Volvo Penta na indústria com as máquinas Artec ajudaram no desenvolvimento do layout do Karl. Localizado na parte frontal do robô, onde recebe o máximo fluxo de ar, o sistema de resfriamento foi otimizado para garantir o desempenho mais confiável em aplicações empoeiradas, como ao trabalhar em solo seco.

Sem a necessidade de atender a um operador, o D5 literalmente fica no coração do Karl de 2,5m por 4m por 2,3m, com 5,8 toneladas. Situado em uma posição baixa e central, em vez de adiantado como acontece com os projetos de tratores comuns, ele fornece benefícios importantes em termos de centro de gravidade e distribuição de peso. A compactação do solo é ainda mais reduzida pela ausência de um operador e pelo uso de esteiras elétricas no estilo skid-steer.

Karl foi uma das atrações da Kuhn na Agritechnica 2023
Karl foi uma das atrações da Kuhn na Agritechnica 2023

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro