Mosaic Fertilizantes mostra como nutrição de solo beneficia a produção de cana-de-açúcar

Empresa leva à Copercana o portfólio mais tecnológico e completo do mercado

29.06.2022 | 13:50 (UTC -3)
Lais A. Mariotto
"O produtor precisa investir na sinergia entre os nutrientes”, explica Maria Luisa Aguiar
"O produtor precisa investir na sinergia entre os nutrientes”, explica Maria Luisa Aguiar

Soluções em nutrição de solo com formulação tecnológica para canaviais mais produtivos e rentáveis é o destaque da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, para a Copercana (Sertãozinho - SP, 27 a 30 de junho de 2022).

A adubação correta e consciente, além de garantir o desenvolvimento vegetativo do canavial, também permite que as raízes se desenvolvam em camadas mais profundas –o que é essencial em uma cultura semiperene. “Como não podemos controlar o clima, para alcançar ótimas produtividades na cultura precisamos utilizar informações técnicas adequadas e fazer o manejo correto do solo e da cultura. Portanto, o produtor precisa investir na sinergia entre os nutrientes”, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produtos de Performance da Mosaic Fertilizantes.

Para isso, a empresa desenvolveu as linhas especiais de produtos, como o Excellen – um adubo exclusivo a base de ureia estabilizada (46% de nitrogênio) com inibidor de uréase, que reduz perdas por volatilização e gera benefícios como redução nos custos com armazenagem, melhora no manejo operacional com menos perdas de insumos durante o manuseio, pois os grânulos não empedram, e diminuição do potencial de queima de folhas nas lavouras de cana-de-açúcar. “O nitrogênio é um dos nutrientes mais absorvidos pelas plantas e está envolvido na formação de componentes estruturais e metabólicos, sendo fundamental para plantios saudáveis e de elevada produtividade. O Excellen promove uma adubação nitrogenada 25% mais uniforme, economizando 20% de hora-máquina”, explica Maria Luisa.

Da mesma linha, o fertilizante MicroEssentials tem tecnologia para distribuição uniforme dos nutrientes desde o estágio inicial do cultivo – quando é definido o potencial produtivo da lavoura até o final do ciclo da cultura, garantindo nutrientes essenciais para a planta, durante todo o ciclo produtivo. Pesquisas de campo comprovaram a elevação de produtividade muito acima da média em soja com mais de 3,4 sacos/ha, trigo com mais de sacos/ha, milho com mais de 7 sacos e cana-de-açúcar com incremento de mais de 11 toneladas em cana planta.

Também desenvolvido para promover incrementos de produtividade, o Aspire combina duas formas de boro com potássio em um único grânulo para uma aplicação eficiente. Assim a liberação do boro é imediata e gradual, ao longo do ciclo da cultura o que garante um incremento de mais de 3 sacos de soja por hectare.

O robusto portfólio de nutrição de solos da Mosaic Fertilizantes fica completo com a Linha Performa, que reúne as mais altas tecnologias de performance desenvolvidas pela empresa. “Essa solução se destaca pela versatilidade e pela facilidade na aplicação. Os produtos possuem formulação multinutrientes para que a lavoura atinja um novo patamar de produtividade, qualidade e rentabilidade”, afirma Maria Luisa.

A linha Performa tem quatro produtos multiculturas (Neo, Plus, Ultra, Full) e um exclusivo para culturas de hortifrúti (HF), com caraterísticas específicas que ajudam a alcançar os tetos de produtividade. Na cana-de-açúcar, por exemplo o Performa Plus aplicado com Excellen pode promover um incremento de produtividade de até 18 toneladas por hectare, quando comparado à um manejo convencional com Nitrato, segundo campo no Estado de São Paulo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024