Ministro Pepe Vargas visita 1ª Feira da Agroindústria Familiar em Porto Alegre/RS

06.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, visita, nesta sexta-feira (6), a 1ª Feira da Agroindústria Familiar, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS). A partir das 10h, o ministro estará no local, prestigiando as 25 agroindústrias familiares que estão expondo e comercializando os seus produtos. Aberta na quarta-feira (4), a previsão da feira é de receber mais de 10 mil pessoas, até o encerramento, sexta-feira (6). Um pouco antes, às 8h45, Pepe Vargas visita o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio Piratini. O governador vai acompanhar o ministro na visita à feira. O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, acompanha o ministro na agenda.

Na quinta-feira, 5, o governador Tarso Genro assinou três decretos que regulamentam leis dirigidas ao desenvolvimento rural sustentável do estado como parte da programação da 1ª Feira da Agroindústria Familiar. Entre eles, os decretos que regulamentam as leis do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS), que permitem que produtos de agroindústrias familiares com venda autorizada apenas dentro do município de origem, possam ser comercializados em todo o estado, mediante certificado dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) devidamente auditados pelo Susaf.

O objetivo do Susaf é acelerar os serviços de fiscalização sanitária por meio do SIM de cada cidade, que vai verificar a qualidade do produto final, seja este comestível ou não. Quando atestada a sanidade do produto, ele receberá um selo de certificação com identificação de origem e poderá ser comercializado em todos os municípios gaúchos que possuem SIM legalmente instituído.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025