Minas presente no Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal

16.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Médicos veterinários da Gerência de Defesa Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vão participar, no período de 19 a 23 de outubro, em João Pessoa/PB, do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa).

O IMA é a instituição oficial responsável por planejar, executar e fiscalizar o trabalho de defesa sanitária animal em Minas Gerais, atuando na promoção e no desenvolvimento de um conjunto de programas e campanhas para prevenir, diminuir ou eliminar os riscos de contaminação dos rebanhos.

O evento, promovido pelo Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS/MAPA), deve reunir 600 técnicos do serviço veterinário oficial (federal, estadual e municipal), do setor privado e acadêmico.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, foi indicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ser homenageado durante a solenidade de abertura oficial do evento, no dia 19, pelos relevantes serviços prestados em prol da Defesa Sanitária Animal no Brasil. Ele avalia a capacitação constante de técnicos da instituição vem de encontro com os objetivos de buscar cada vez mais a excelência no atendimento aos nossos clientes, dos produtores aos consumidores, em conformidade com as diretrizes do governo do Estado de Minas Gerais, que está atento à nova ordem mundial, marcada pela internacionalização, onde ganha mercado quem é eficiente e competitivo.

Por seu lado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, diz que o trabalho dos técnicos e especialistas em defesa sanitária é estratégico para o Brasil, pois somos líder mundial nas exportações de carne e a tendência é que se firme cada vez mais nesse mercado. “Esses profissionais contribuem para garantir a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos que exportamos”.

Conforme Stephanes há uma tendência de crescimento das exportações brasileiras de carne bovina in natura para a União Européia (UE). “No terceiro trimestre, houve um incremento de 60% do produto embarcado e a receita cresceu 54% em relação a abril, maio e junho”.

Propriedades Eras

Dados oficiais do Mapa indicam que houve um crescimento significativo no número de propriedades ERAS (Estabelecimento Rural Aprovado no Sibov) aptas a fornecer animais para frigoríficos que exportam para União Europeia. São 1670 propriedades no Brasil que já estão habilitadas. Minas Gerais já alcançou o número de 607 propriedades (36,3%), seguido por Goiás e Mato Grosso, com 376 e 274, respectivamente.

“Estar apto a exportar para os europeus significa também poder fornecer carne para outros países, já que as exigências da UE são as mais rigorosas. Por isso, cada vez mais produtores rurais têm se interessado em entrar para esta lista de exportação, principalmente quando conseguem agregar valor ao seu produto”, diz o diretor-geral do IMA.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - (31) 3235-3504 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro