Minas Gerais recebe mais 18 retroescavadeiras

28.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entrega, nesta sexta-feira (29), mais 18 retroescavadeiras para municípios da região sul de Minas Gerais. Cada município receberá uma máquina. Esta é a quarta fase de entregas no estado, totalizando 133 equipamentos. Já está prevista a entrega de máquinas para mais 30 municípios em Minas Gerais para o início de julho.

Os equipamentos ajudarão os municípios a investir em infraestrutura para a agricultura familiar. A iniciativa faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade será realizada às 10h30, na Câmara Municipal de Turvolândia. O delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filhos, fará a entrega das máquinas para as prefeituras.

Segundo Alcides, a região sul de Minas Gerais é produtora de café e referência no Brasil. A maior parte da produção vem da agricultura familiar. “Essas máquinas vão proporcionar melhorias nas estradas vicinais e, consequentemente, facilitarão o escoamento da produção dos pequenos agricultores da região”, disse.

Para o delegado federal do MDA em Minas Gerais as melhores condições das estradas irão garantir a participação dos trabalhadores rurais em ações do governo federal como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O município de Conceição de Aparecida – com aproximadamente 10 mil habitantes, a maior parte na zona rural – será um dos beneficiados com uma máquina retroescavadeira. “O equipamento é multiuso e vai ajudar tanto em pequenos reparos quanto em obras maiores dentro do município, além de auxiliar os produtores no cultivo do café, que é o nosso sustento”, afirmou o prefeito João Alberto Amaral.

O prefeito de Conceição de Aparecida destacou a força da agricultura familiar no município. “Nós temos uma grande demanda, pois a principal atividade é a cafeicultura, que é formada por várias pequenas propriedades, e a chegada da máquina vai auxiliar a comercialização dos produtos”, acrescentou.

Cláudio Bruno de Almeida Carvalho, jovem agricultor de 26 anos, comemorou a chegada da restroescavadeira em seu município. De acordo com ele, em determinadas épocas do ano o acesso a sua propriedade é complicado e ele não consegue comercializar sua produção. “Vai melhorar bastante agora, porque com chuva a gente não consegue chegar às estradas e ainda tem problema com a terra que se acumula nas pontes. Agora vamos ter melhores condições”, finalizou.

A escolha dos municípios beneficiados pela ação do PAC 2 segue alguns critérios. Dentre eles estão, por exemplo, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, ter menos de 50 mil habitantes, além de possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtos registrados no município.

Na primeira etapa de doação de retroescavadeiras em Minas Gerais, 46 municípios de três Territórios da Cidadania foram beneficiados: Alto do Rio Pardo, Serra Geral e Sertão de Minas. O secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Muller, representou o ministro Pepe Vargas na solenidade de entrega do maquinário. Na ocasião, destacou que os prefeitos estavam recebendo não apenas máquinas, mas, sim, um projeto de desenvolvimento do Brasil.

A segunda entrega favoreceu mais 42 municípios nos Territórios da Cidadania de Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Alto Suaçuí Grande. As doações ocorreram entre os meses de março e maio.

A terceira etapa ocorreu no início de junho e beneficiou 27 municípios, 22 pertencentes a dois Territórios da Cidadania: Noroeste de Minas e Sertão de Minas.

Até o momento, o MDA entregou 831 máquinas, beneficiando 849 municípios brasileiros. Neste primeiro momento, serão entregues 1.275 máquinas a 1.299 municípios, ao custo total de aproximadamente R$ 212 milhões. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Este ano, municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Rondônia, Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Acre, Tocantins, Sergipe Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná receberam os equipamentos. Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025