Brasil registra novos avanços no combate à febre aftosa
O atraso no plantio do milho no sul do país, devido às chuvas das últimas semanas, pode causar, a longo prazo, problemas na safra de soja de 2010.
No entanto, “Quanto ao mercado do milho, ainda não há necessidade de preocupação, pois os preços estão em leve recuperação”, comenta o corretor da Correpar José Santos.
Apesar de o sudeste estar à frente do sul no plantio, a safra da região é pequena. O sudeste não produz o suficiente para suprir sua demanda. Assim, terá obrigatoriamente de consumir a oferta dos grãos do sul (especialmente do Paraná ) e do centro-oeste do país (Goiás e Mato Grosso).
O atraso não afeta o mercado de milho neste ano porque o que está sendo comercializado é produto decorrente da safra e safrinha deste ano , além de estoque remanescente da safra 2008, mas pode comprometer o plantio de soja para a safra de inverno de 2010.
SOJA - Segundo a Santos, é necessário que os produtores de soja estejam atentos. “Dependendo volume de atraso (se for em grande escala) ele pode comprometer o desempenho das lavouras de soja. Uma vez que no auge do desenvolvimento a temperatura pode estar baixa, e haver um excesso de chuvas no período da colheita, isso prejudica os grãos”, explica.
FONTE: Assessoria de Imprensa Correpar -
- (41) 3259-4433
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura